É no início de cada ano que nós brasileiros precisamos desembolsar alguns valores para o pagamento de impostos ao governo, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O pagamento dessa taxa é indispensável para que o condutor possa efetuar a solicitação do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), cujo porte é obrigatório.
O valor do IPVA varia de acordo com cada estado, podendo chegar até 6% sobre o valor do veículo indicado pela tabela FIPE. No estado de São Paulo, por exemplo, o proprietário precisa pagar o equivalente a 4% do valor do automóvel.
Isenção do IPVA
Alguns automóveis podem solicitar a isenção do pagamento do tributo desde que cumpram alguns requisitos. Por ser um imposto estadual, cada unidade federativa determina quais são os itens a serem cumpridos. De forma geral, veículos entre 15 e 20 anos de fabricação não precisam pagar a alíquota do IPVA, mas é preciso atentar-se para às regras do seu estado. Veja alguns exemplos:
- Rio de Janeiro: acima de 15 anos de fabricação;
- São Paulo: mais de 20 anos de fabricação;
- Rio Grande do Norte: mais de 10 anos de fabricação;
- Santa Catarina: mais de 30 anos.
Para mais informações consulte o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado.
Documentos necessários
Para que você possa realizar a consulta é preciso dispor de alguns dados, como o número do Renavam e a placa do veículo. É possível localizar essas informações no CRLV do veículo ou através do portal do Departamento de Trânsito do seu estado.
- Acesse o site do Detran e faça login com suas credenciais (caso não tenha um cadastro crie um, será necessário);
- Logo em seguida você verá alguns dados sobre sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e logo embaixo os veículos vínculados ao seu CPF.
O portal ainda fornece outros detalhes, como o ano em que foi feito o último licenciamento, mês de acordo com a placa e se há multas pendentes de pagamento.
Leia também:
Consulte o valor (SP)
Há alguns anos a guia de pagamento era enviada para o endereço do proprietário do veículo, porém o sistema se tornou automatizado e agora é preciso consultar no site do Detran.
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda e Planejamento, para isso CLIQUE AQUI;
- Em seguida preencha os campos indicados e verifique o captcha para confirmar que não é um robô;
3. Na tela seguinte você verá detalhes sobre o veículo e dentre eles a base de cálculo utilizada. Essa informação leva em consideração a tabela FIPE.
Em IPVA apurado é o valor que deverá ser pago. Essa relação é deste ano, porém o valor deve ser o mesmo em 2021, podendo ter uma redução ao invés de aumento, variando de acordo com a FIPE do modelo.
Formas de pagamento
O pagamento do IPVA pode ser feito de diversas maneiras, desde o Internet Banking até os guichês de autoatendimento. No estado de SP o contribuinte tem desconto de 3% ao pagar à vista.