Nunca foi tão necessário criar senhas fortes e tomar cudiado na Internet, afinal, diariamente são divulgadas informações sobre vazamentos de dados e informações pessoais dos usuários, incluindo os brasileiros, que sofreram no ano passado com a exposição de mais de 220 milhões de números de CPF's e outros dados, como e-mail e número de telefone, colocando em risco a conta de muitos usuários, visto que essas informações estão à disposição na dark web.
Crie uma senha forte
O mundo digital está cada vez mais perigoso e é preciso ter atenção para não cair em golpes de phishing ou inserindo os dados pessoais (como e-mail e senha) em sites que não sejam oficiais. Nos últimos dias alguns usuários receberam um e-mail de alerta enviado pelo Google comunicando que houve um possível vazamento e que as senhas estão em risco, sendo necessário alterá-las para evitar maiores problemas.
Além disso, outra uma opção que deve ser levada em consideração para quem buscar mais proteção na rede é não utilizar o salvamento automático de senhas no navegador, já que há malwares capazes de copiar essas informações.
Leia também:
Verifique sua senha
Através da sua conta do Google é possível verificar vários aspectos da sua senha, como o nível de segurança, sites em que ela é utilizada e como torná-la mais segura. Essas informações podem ser visualizadas através do 'Check-up de senha', recurso gratuito e que pode ser acessado a qualquer momento através das opções de privacidade.
O Google tem acesso às senhas que você utiliza ao marcar a opção de 'Salvar senha para este site', assim a informação é enviada para os servidores da empresa, que analisa possíveis riscos de segurança e alerta caso haja um vazamento.
1º Passo:
Toque sobre o ícone do seu perfil na tela inicial do Chrome e em seguida vá até a opção 'Gerenciar conta do Google' e em seguida siga até 'Mantemos sua conta protegida'. Além de verificar suas senhas nessa área você poderá ativar outros recursos de proteção, como a verificação em duas etapas, por exemplo.
2º Passo:
Acessando essa opção você poderá visualizar suas senhas que estão salvas no navegador, porém é preciso efetuar login na conta informando o e-mail, senha e verificação em duas etapas se estiver habillitada. Nas primeiras opções é possível verificar quais serviços foram vinculados ao seu Gmail e se houve vazamentos.
3º Passo:
Nesta área você poderá visualizar se alguma senha está comprometida, senhas reutilizadas (mesmo código usado em vários sites) e contas que estão utilizando uma senha fraca, sendo recomendado mudá-las o quanto antes.
Importante!
Sempre que possível ative a verificação em duas etapas, seja nas redes sociais ou conta do Google. Isso garante que o login só será aprovado após a confirmação de um código que será enviado via SMS ou notificação no app.