O Mozilla Firefox 102 foi lançado nesta semana e traz um novo recurso de privacidade que remove os parâmetros de URLs utilizados para rastrear o usuário na internet. Diversas empresas como, por exemplo, Facebook, Marketo, Olytics e HubSpot, utilizam a adição de parâmetros nas URLs compartilhadas para rastrear cliques de links.
Para entender melhor o que é um parâmetro inserido em uma URL, observe o link de exemplo abaixo, onde caracteres foram adicionados pelo Facebook para criar um sistema de rastreamento de cliques.
https://www.example.com/?fbclid=IwAR4HesRZLT-fxhhh3nZ7WKsOpaiFzsg4nH0K4WLRHw1h467GdRjaLilWbLs
Com a atualização 102 do Firefox, a Mozilla, desenvolvedora responsável pelo navegador, implementou um recurso chamado "Query Parameter Stripping". Esta ferramenta tem a função de remover automaticamente os parâmetros de consulta de diversos sites, que são utilizados para realizar o rastreamento de links que os usuários abrem ou copiam e colam na barra de endereços ou algum aplicativo.
Como funciona o "Query Parameter Stripping"
Ao ativar o recurso "Query Parameter Stripping", o Firefox irá remover os seguintes parâmetros de rastreamento das URLs no momento em que o usuário clicar em um link ou colá-lo na barra de endereços:
- Olytics: oly_enc_id=, oly_anon_id=
- Drip: __s=
- Vero: vero_id=
- HubSpot: _hsenc=
- Marketo: mkt_tok=
- Facebook: fbclid=, mc_eid=
O site BleepingComputer realizou um teste criando uma página com links example.com com os parâmetros de rastreamento citados acima. Confira abaixo o GIF demonstrando o funcionamento do novo recurso de privacidade do navegador da Mozilla.
Como você pôde observar, ao clicar em um link para o endereço "https://example.com/?fbclid=12", o navegador abre apenas https://example.com, pois o parâmetro de rastreamento de URLs foi removido. Esse sistema foi uma excelente ideia, mas ainda há outros rastreadores que ainda não são suportados pela ferramenta adicionada nesta atualização do Firefox.
Firefox 102: Como ativar o recurso de remoção de parâmetros de rastreamento de URLs
A ferramenta "Query Parameter Stripping" faz parte dos aprimoramentos feitos pela Mozilla para melhorar a privacidade do usuário. Este é um dos esforços para evitar que os usuários do Firefox sejam rastreados na internet. Para ativar o recurso, basta seguir os seguintes passos:
Passo 01: Em cima no canto direito, clique no símbolo de 3 linhas horizontais e, em seguida, selecione "Configurações".
Passo 02: Na coluna do canto esquerdo, selecione "Privacidade e segurança".
Passo 03: Logo abaixo da "Proteção aprimorada contra rastreamento", selecione o quadro "Rigoroso".
Passo 04: Na barra de endereços, digite "about:config" e aperte a tecla "enter". Em seguida, selecione o botão "aceitar o risco e continuar".
Passo 05: Na barra de pesquisas, digite "strip".
Passo 06: Altere a opção "privacy.query_stripping.enabled.pbmode" para "True" clicando no símbolo do lado direito.
Note que utilizar o modo "rigoroso" pode causar problemas ao utilizar sites específicos. Caso isso ocorra, basta seguir os passos novamente e alterar para o padrão (normal).