A Microsoft vende seus dados para empresas de publicidade através do uso de aplicativos como o do novo Outlook para Windows. Felizmente, o usuário dos apps da Microsoft pode definir alguns pontos sobre o uso de seus dados para atenuar a exposição de informações, que podem acabar tendo um uso indevido, pois ainda há muito mistério envolvendo o marketing na internet.
App do Outlook para Windows está coletando de informações
Segundo Eduardo Komenda do blog da Proton, uma empresa suíça focada em privacidade na internet, o aplicativo Outlook (new) para Windows está servido como meio de coleta de informações dos usuários do serviço de e-mail da Microsoft. Essa revelação ocorreu após algum tempo da aplicação de novas regulamentações no RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) da União Europeia.
Como evitar que os aplicativos da Microsoft coletem suas informações
Tempo necessário: 3 minutos
Para controlar como a Microsoft utiliza seus dados para gerar "publicidade personalizada" de diversas empresas, acesse sua conta Microsoft e selecione a aba "Privacidade" no topo da tela.
Na página "Privacidade", role para baixo até a seção "Mais configurações de privacidade", localize o cartão "Configurações de anúncios" e clique em "Revise as configurações de anúncio".
Em "Veja anúncios que são de se interesse", clique na chave para desativar o recurso.
Ainda na página de Configurações de anúncios personalizados, vá até a seção "Gerenciar os anúncios personalizados no seu dispositivo" e clique nos sistemas operacionais que você utiliza em seus dispositivos que possuem os aplicativos da Microsoft instalados. Em cada um deles haverá instruções sobre como acessar as configurações de anúncios personalizados. No caso do Android e do iOS, cada aplicativo contará com configurações de permissões, ou seja, será necessário configurar um a um.