Uma das maiores ameaças a qualquer dispositivo inteligente são os malwares que circulam pela internet e podem roubar dados. Infelizmente, o número de aparelhos infectados tem crescido bastante, revelou uma pesquisa feita pela empresa de segurança Kaspersky. Em 2023, mais de 10 milhões de dispositivos foram infectados com algum tipo de malware, um número surpreendente quando comparado aos anos anteriores.
Aumento de mais de 600%
A pesquisa mostrou que os 10 milhões de dispositivos infectados representam um aumento de 643% comparado aos últimos três anos. Em média, 50,9 credenciais de login são roubadas por hackers em aparelhos com malwares.
Essas credenciais podem ser vendidas na dark web ou usadas pelo próprio hacker para obter algum tipo de benefício. Ao contrário do que se imagina, os criminosos nem sempre visam informações bancárias altamente confidenciais ou outros logins relacionados a dinheiro.
Na verdade, como muitos usuários apenas se preocupam com seus aplicativos bancários, acreditando que outros dados já estão protegidos, os hackers podem procurar essas informações que consideramos pouco importantes, incluindo e-mails, fotos ou arquivos aleatórios.
A pesquisa também revelou que os malwares vão muito além dos dispositivos. Nos últimos 5 anos, 443 mil sites em todo o mundo foram infectados, dos quais o domínio ".com" teve o maior número de contas comprometidas: 326 milhões. Em segundo lugar ficou o domínio ".br", com 29 milhões, e em terceiro o domínio ".in", com 8 milhões.