Nos últimos dias, o Brasil tem sido palco de uma nova onda de ataques cibernéticos direcionados a órgãos públicos, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esses ataques estão ocorrendo em meio à polêmica decisão de Alexandre de Moraes, Ministro do STF, que ordenou a suspensão imediata do X (antigo Twitter) em todo o território nacional.

Hackers atacam sistemas da Anatel, STF e Polícia Federal

A Anatel tem sofrido vários ataques hackers, o que aumentou ainda mais desde que a decisão foi anunciada. A PF foi alvo de um ataque DDoS (negação de serviço), mas não houve relatos de danos ou invasões de dados nos sistemas da instituição. Uma nota foi diulgada informando que investiga o ataque cibernético que gerou instabilidade em seus serviços, mas que o acesso já foi restabelecido sem comprometimento dos sistemas ou dados da instituição.

O STF também foi alvo de um ataque cibernético na semana passada, um dia antes de Alexandre de Moraes exigir que o X apresentasse um representante no Brasil e pagasse as multas aplicadas antes da suspensão. O ataque, que também foi do tipo DDoS, causou a inoperância dos sistemas do STF por menos de 10 minutos. Em nota, o STF destacou que a equipe técnica agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implantando novas camadas de segurança.

A situação segue sendo monitorada, e as investigações sobre os responsáveis pelos ataques cibernéticos continuam em andamento.