A rede de moda feminina Lojas Marisa foi supostamente infectada com um ransomware na tarde da última segunda-feira (04). Segundo relatos em redes sociais, que incluem até capturas de tela (prints), o ataque cibernético foi realizado pelo grupo cibercriminoso Medusa, responsável por outras invasões a grandes empresas no Brasil, como Vivara e ValeCard.
Lojas Marisa sofre ataque de ransomware
Embora seja relatado que os responsáveis são o grupo Medusa, ainda não há confirmação de que o grupo realmente é o autor do ataque, já que o site oficial não mostra nenhuma reivindicação de invasão.
Por essa razão, não há como saber detalhes específicos a respeito das informações que teriam sido roubadas. Até a publicação desta matéria, tanto o site quanto o aplicativo da Lojas Marisa estão fora do ar.
Em seu site oficial, a rede de moda feminina exibe apenas o seguinte aviso, sem fazer qualquer menção a um ataque de ransomware:
O que é ransomware
Resumidamente, um ransomware é uma espécie de "sequestrador" do mundo digital. O vírus entra no computador ou smartphone, criptografa todos os arquivos (sequestra) e exige uma quantia em pagamento para liberação.
Além da perda financeira, os cibercriminoso também fazem chantagem com o vazamento de dados sensíveis capturados pelo vírus, como fotos, vídeos e outros arquivos, causando grandes problemas a empresas e usuários comuns.
Por isso, é importante manter a segurança no ambiente digital. Veja aqui 7 dicas para navegar com segurança na internet.