A rede de moda feminina Lojas Marisa sofreu um ataque cibernético do tipo ransomware nesta segunda-feira (4), resultando na queda dos serviços do site e aplicativo da loja. Além disso, a Marisa afirmou que até mesmo algumas operações das lojas físicas foram afetadas temporariamente, mas já foram restabelecidas. Nesta quarta-feira (5), a empresa emitiu um comunicado oficial falando sobre o ataque.
Lojas Marisa se pronuncia e investiga extensão do ataque
Em comunicado, a empresa explicou que adotou medidas de segurança e controle para proteger os dados e retomar as operações. Veja o comunicado oficial na íntegra:
A Lojas Marisa, informa que foi vítima de um ataque cibernético do tipo ransomware. A empresa adotou medidas de segurança e de controle apropriadas para mitigação dos impactos e do restabelecimento da normalidade operacional, incluindo o isolamento e a suspensão temporária do funcionamento parcial de seus sistemas para proteção de suas informações.
As operações das lojas físicas tiveram um impacto momentâneo e suas operações já foram retomadas.
A companhia ressalta que está conduzindo uma avaliação completa do incidente para apurar a sua extensão e a eventual necessidade de adoção de medidas adicionais. Até o momento, a Marisa atesta que a ameaça está sob controle e que não deve haver grandes impactos as operações e sistemas da empresa.
Atualmente, o site da Marisa permanece fora do ar, mas a empresa assegura que a ameaça está controlada e que as plataformas devem ser normalizadas nos próximos dias. Segundo o comunicado, uma avaliação completa do incidente está em andamento para verificar a extensão do ataque e avaliar se medidas adicionais serão necessárias.
Rumores indicam que o ataque pode ter sido realizado pelo grupo cibercriminoso Medusa, embora isso ainda não tenha sido confirmado. O site oficial da Marisa exibe apenas um aviso informando sobre uma "instabilidade temporária" nos sistemas e prometendo que a equipe técnica está trabalhando para solucionar o problema.