A Motorola tem extravasado nos lançamentos deste ano, já são quatro aparelhos na linha G5, dois na linha E, um na linha C, dois na linha Z e um na linha X. E ao total da marca, hoje são 15 smartphones disponíveis para compra.
Procuramos a Motorola para ajudar-nos a entender e apresentar uma informação plausível para você leitor/consumidor, do motivo de tantos lançamentos, visto que muitos atingem a mesma faixa de preços/público alvo, a resposta foi a seguinte:
Como companhia, tomamos a decisão de investir em uma só marca na categoria: a Motorola é uma marca muito querida pelos nossos consumidores. Nossa estratégia continua focada em atender aos diferentes perfis de consumidores: mantivemos a excelência e o sucesso da família Moto G, que só cresce, trouxemos de volta uma opção ao segmento premium, mas com uma inovação nunca antes vista, a Família Moto Z e os Snaps e, também demos novas opções no segmento intermediário e de entrada, com a Família Moto E e Moto C Plus, respectivamente.
A decisão de crescer o portfolio foi desenhada exclusivamente às necessidades dos consumidores, entendendo que cada vez mais ele confia em seu smartphone como o grande aliado para sua jornada e desafios diários. Agora, ele pode mais do que nunca contar com a Motorola independente de quanto ele quer investir.
Design
Voltando ao comparativo dos dois, podemos afirmar que eles são muito semelhantes, afinal de contas um é irmão do outro. As diferenças de design são basicamente no material utilizado, o Moto G5 tem algumas partes em plástico, já o G5S é todo de metal, prova disto é que o G5S não há opção de remover a capa traseira para acessar o compartimento de MicroSD e cartões SIM, ele é feito em uma caixinha tradicional de smartphones, enquanto o G5 sim, abre a capa traseira.
Outro ponto é a câmera, que no G5S é protuberante, enquanto no G5 ela é no mesmo e até afundada na face traseira.
A tela do G5S ganhou um reforço, conta com Corning Gorilla Glass 3, onde os cantos são levemente arredondados, junto com o corte em diamante na borda do metal, deixam a pegada dele adequada e agradável, além de trazer um ar de sofisticação ao produto. Além disso, a tela cresceu, agora com 5,2" também IPS, com resolução FULLHD, mas tem a densidade de pixels reduzida de 441 ppi para 424 ppi, reflexo de ter crescido e utilizado a mesma tela.
Em termos de design as semelhanças são muitas, pouco foi mudado de lugar, apenas o slot para cartões, de restante foi tudo preservado no mesmo lugar, o que na minha humilde opinião deve acontecer. Mudar as coisas de lugar, ainda em se tratando de smartphones da mesma linha é nadar contra a maré, afinal, os usuários já estão habituados com a usabilidade das coisas.
Hardware
Em se tratando de hardware, também poucas coisas mudaram. Processador Snapdragon 430, 2GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento interno expansível até 256GB por cartão MicroSD, são as especificações dos dois telefones.
A bateria tem 200 mAh a mais que o G5, totalizando 3000 mAh, mas alguns aplicativos de bateria e hardware estão detectando apenas 2800mAh no Moto G5S, diferente do que foi anunciado pela empresa, já noticiamos isso aqui, e espero sinceramente que seja um problema na leitura destes softwares. Entramos em contato com a Motorola, que nos informou categoricamente que as baterias comercializadas são sim de 3000mAh.
Câmeras
As câmeras tiveram uma leve diferenciação, traseira de 16MP no G5S, contra 13MP do G5. Ambas fazem vídeos FullHD a 30 FPS e contam com abertura F/2.0. Já a câmera frontal manteve os mesmos 5MP, a diferença é a abertura do G5S que é F/2.0 contra F/2.2 do G5. Traduzindo a abertura para facilitar, quanto menor o número, mais luz é capaz de entrar no sensor da câmera, quanto mais luz, tendemos a ter uma melhor foto. Além da capacidade de focar objetos, (F maior, fundo e objetos nítidos, F menor, objeto nítido, fundo desfocado), mas é assunto para um artigo em separado.
Câmera MOTO G5:
Câmera do MOTO G5S:
Eles contam com os mesmos sensores, GPS, A-GPS, acelerômetro, bússola, giroscópio, sensor de proximidade, sensor de impressão digital e sensor de luz ambiente. Na conectividade nada de mudanças, bluetooth 4.2, redes 2, 3 e 4G.
Veja o comparativo de especificações entre o Moto G5 e Moto G5S.
Dimensões
Bem, em dimensões temos: (altura, largura, espessura e peso)
- Moto G5S: 149,95mm x 73,5mm x 8,24mm, 156,5g;
- Moto G5: 144,2mm x 73mm x 9,5mm, 144,5g.
O G5S é levemente mais alto, largo, fino e pesado que o G5.
Software
O G5S já vem equipado com o Android 7.1.1 de fábrica, enquanto o G5, chegou com o 7.0. Uma diferença por idade, que tem atualização para resolver.
Qual a diferença na visão da Motorola?
Perguntei para a Motorola, qual a diferença entre o Moto G5 e Moto G5S, segue a resposta:
Cada dispositivo possui um conjunto de recursos exclusivo, cuidadosamente escolhido para atender às necessidades dos consumidores. As edições especiais do Moto G5S e Moto G5S Plus oferecem novidades nas principais funcionalidades procuradas pelos usuários. Os dois aparelhos possuem design metálico e um tamanho de tela maior, enquanto o Moto G5S Plus também possui câmeras traseiras duplas de 13MP com software de edição de profundidade pós-captura, e o Moto G5S, câmera traseira de 16MP com tecnologia PDAF e flash frontal. O Moto G5S ainda recebeu uma adição admirada pela maioria dos usuários Motorola: o carregamento TurboPower. Anteriormente, ele só estava disponível na versão Plus da Família Moto G. Além disso, sua bateria recebeu um update, indo de 2.800 mAh para 3.000 mAh.
Tanto o Moto G5S como o Moto G5S Plus são dispositivos de alto desempenho que funcionam durante todo o dia, com o objetivo de superar as expectativas dos consumidores com melhorias na câmera, exibição e design de metal. Estamos orgulhosos de inovar na nossa família de smartphones mais vendidos para oferecer recursos atualizados aos consumidores o mais rápido possível.
Preços
Preços Moto G5S:
Preços Moto G5:
Veredicto
Em termos de hardware poucas mudanças, as câmeras fizeram a diferença, consegui fazer boas imagens com o G5S, melhores que seu antecessor. Em termos de bateria você provavelmente não vai notar diferença, o mesmo ocorre para a performance em ações cotidianas. Agora, o design dele ficou melhor, sem falar na tela que é o tamanho preferido por este que vos escreve. 5,2 polegadas é o tamanho de tela do meu falecido Moto X2.
Uma pena o G5S não vir equipado com pelo menos 3GB de RAM, seria um smartphone ideal. A linha G é idolatrada pelos brasileiros, quem sabe a Motorola se esforça no 6 e traz para o Brasil eles com as mesmas configurações internacionais.
Em resumo, por mais que o valor atual esteja mais caro, eu compraria o G5S.