A aposta da Alcatel para Smartphones de entrada é o seu aparelho A3 XL MAX. Um plus com 3 GB de RAM, mas que ainda traz um hardware bem fraquinho, o que acaba com as esperanças de quem aguarda um ótimo custo benefício deste aparelho.
Mas sem conclusões precipitadas vamos à análise.
Design e Construção
O A3 XL MAX, tem uma construção um tanto quando diferente de aparelhos de outras linhas, diga-se até simples, se formos comparar, possui toda sua carcaça em plástico o que o torna um aparelho incrivelmente leve para o seu tamanho, pesando apenas 159g.
Veja também: o análise do Alcatel A5 Max Led edition
A parte traseira do aparelho é texturizada e imita o metal, o que dá uma maior estabilidade na pegada, que pode ser um pouco difícil de acostumar no começo pois o aparelho possui um tela de 6 polegadas, ainda na parte traseira, o aparelho traz uma câmera e um flash, ambos bem simples.
Na lateral direita estão localizados os botões de volume e o de power, além da entrada para micro SD.
Já no lado esquerdo estão as entradas para SIM, que comportam chips no padrão Micro. A parte frontal conta apenas com 3 botões capacitivos, câmera e flash, o que torna o aparelho ainda maior.
Apesar das dimensões avantajadas 165 x 82.5 x 8.25 mm ele possui uma pegada bem firme, muito devido ao material trabalhado na traseira e ao peso. Mas ainda assim é quase impossível usá-lo com apenas uma mão, o mesmo vale para guardá-lo no bolso, porém este mesmo tamanho facilita a visualização no aparelho.
As partes superior e inferior contam ambas com microfones, além de entrada Micro USB na parte de baixo e a P2, para fones de ouvido na superior.
Hardware
Com um hardware bastante modesto, o A3 XL MAX não impressiona muito, o processador incorporado ao aparelho é um Mediatek® MT6735 Quad-Core de 1.25 Ghz, já a GPU é a Mali-T720, mesma do Motorola E4 Plus. Durante o uso do aparelho foi possível notar diversos engasgos em funçõe que são consideradas básicas, alguns games também apresentaram taxas de frames relativamente baixas.
Outro empecilho que notei foi no uso da câmera, o processamento das imagens para a transmissão na tela parece lento, gerando uma baixa taxa de FPS durante a exibição apenas. Mas vou tratar em especial deste assunto mais além.
Um diferencial que o aparelho possui são os 3 GB de memória RAM, porém de fato não contribuem muito para o desempenho devido a falta de processamento. O armazenamento interno é bem interessante, os 32GB têm o seu valor, e ele ainda pode ser aumentado a 64GB via armazenamento SD.
A tela do smartphone possui tecnologia IPS LCD e resolução HD apenas, porém ainda assim proporciona uma ótima visualização de cores. Apesar de parecer resistentes a arranhões a tela não possui proteção alguma e suja muito fácil, quanto ao touchscreen não notei nenhum problema, e ele sempre apresentou respostas rápidas, exceto durante engasgos totais do sistema.
Bateria
Trazendo consigo uma bateria de 3000 mah consegue suportar facilmente um dia de carga, apesar da enorme tela que possui um alto consumo, nos testes em uso constante, sempre conseguiu manter a carga até o final do dia, chegando a porcentagens indicadas para a recarga apenas a noite. O carregador não possui nenhum diferencial, é o tipo normal e realiza a carga completa do aparelho em cerca de 2h e 30 minutos.
Câmera
Apesar dos pesares, as câmeras do A3 XL MAX são capazes de tirar boas fotos, possuindo 8 megapixel na traseira e 5 na frontal, ambas com flashes em led. conseguem se equiparar com outros aparelhos do segmento. O diferencial, porém está aplicativo de câmera do aparelho, que oferece diversos recursos como fotos em panorama, montagem e filtros, além de possuir um comando totalmente manual, onde você pode selecionar a abertura, tempo de exposição, iso e até ajustar a intensidade de luz.
Para nosso azar a câmera do aparelho apresentou defeito, talvez provindo do hardware, ou incompatibilidade no sistema, o problema que ela apresentou, foi que simplesmente ficou de cabeça para baixo e a câmera traseira parou de funcionar, impedindo a realização de uma análise mais profunda, porém foi possível tirar algumas fotos antes do problema, e ele se demonstrou consistente com uma boa iluminação, apesar do aplicativo parecer pesado para o poder de processamento do aparelho, então sempre que usamos a câmera a transmissão de imagens parece acontecer com frames muito reduzidos. Como só recebemos um aparelho para teste, não posso afirmar se esse problema acontece em todos os aparelhos, ou era provindo do defeito na câmera. Quanto a vídeos, o aparelho grava em Full HD a 30 FPS.
Exemplo de fotos com a câmera:
Conectividade e Sensores
A conectividade do aparelho é padrão, Wi-Fi é 802.11b/g/n, Bluetooth 4.2, entrada USB no padrão Micro USB 2.0. As rede de dados móveis são GPRS, EDGE, UMTS, HSDPA, HSUPA, HSPA+ e LTE. E ele também é equipado com sensores de acelerômetro e giroscópio, e não possui sensor biométrico, o que para muitos hoje em dia é indispensável.
Especificações do aparelho em comparação com o Moto E4 Plus:
Benchmark
Apesar de o A3 XL MAX atingir mais pontos que o Moto E Plus, no teste de benchmark com o AnTuTu, 24446 pontos contra 22280 pontos do E Plus, ele se demonstrou muito mais instável e com um desempenho muito inferior durante o uso. Apresentando travamentos e erros em aplicativos.
Software
O sistema operacional que o A3 XL MAX traz é Android Nougat 7.0, em uma versão com poucas alterações, com vários aplicativos pré instalados, Whatsapp, Facebook, Twitter e Instagram que acabam poupando o usuário da tarefa de baixa-los. Porém na raiz do sistema estão alguns aplicativos meio inúteis, que acabam apenas poluindo o sistema.
Veredicto
Parece que a proposta da Alcatel de oferecer um dispositivo premium com o valor de mercado de um custo x benefício, não deu muito certo. O aparelho na teoria possui um hardware razoável, comparado até mesmo com um Moto E4 Plus, que nos testes do nosso review superou as expectativas, porém na prática, o A3 XL MAX demonstrou-se bem inconsistente, primeiramente por engasgar muito em funções relativamente básicas e depois por alguns bugs que são percebidos no uso dos aplicativos, ou até mesmo no horário que se altera sozinho, adiantando e atrasando o relógio.
Fora isso, se você é do público que gosta de aparelhos com telas grandes e não se importa com algumas inconsistências e travamentos no aparelho, ele é um ótimo custo benefício, principalmente, por ser o único com uma tela tão grande ao valor abaixo dos R$700. Ah e ainda sobre a tela, mesmo não tendo resolução full HD, ela proporciona um maior conforto visual ao usuário, por possuir ícones e fontes grandes, principalmente no uso em redes sociais e ao assistir vídeos, porém não espere um desempenho semelhante em games, pois o hardware não ajuda neste quesito.