Dessa vez testamos o último lançamento da Samsung para a linha J5. O J5 Pro, e confesso, para um fã boy da Motorola, este aparelho me surpreendeu muito, mas antes de tirarmos conclusões precipitadas vamos a análise completa desse belo Smartphone.
Design e Construção
Mantendo a clássica construção da Samsung com o sensor biométrico/botão no centro e os botões capacitivos nos lados, o aparelho não fugiu do design já adotado pela Samy, mas mesmo assim trouxe diversos detalhes que o deixaram com uma cara renovada. Ainda na parte frontal, em cima temos a câmera frontal, flash led e falante, seguido do tradicional SAMSUNG, já na parte de baixo, como já mencionei os botões capacitivos e o sensor biométrico.
Algo que pra mim no começo aplicou uma certa resistência, foi o botão de navegar entre as janelas na esquerda e o de voltar na direita, (Fã boy Motorola) mas logo me acostumei. Outro detalhe legal, também é o do vidro da tela, que tem acabamentos em 2,5D, que deixa as bordas levemente arredondadas e auxilia na proteção.
Com a construção toda em metal, incluindo botões o J5 Pro é muito bonito, principalmente na cor, o aparelho que testamos é o azul safira, cor muito semelhante a Moto G5s. Seguindo a descrição, na lateral esquerda, encontramos o botão power e o falante principal do aparelho, que é um diferencial na posição onde foi instalado, pois neste lugar é dificil obstruir a saida de áudio, já na direita os botões de volume e as baias para cartão SIM e micro SD, no aparelho é possível usar 2 chips mais o cartão de memória, pois suas abas são exclusivas e não híbridas. Na parte superior não encontramos nada, porém na inferior, estão contidos a entrada USB, no padrão micro, entrada para fones de ouvido P2 e microfone. Girando o aparelho, na parte traseira encontramos duas linhas na parte superior e inferior elas são as antenas do aparelho, que foram construídas para incorporar o design do mesmo, podemos ver também a câmera traseira e um flash led logo abaixo, no detalhe a câmera é levemente recuada e acompanha um corte diamante no em suas bordas, também na parte traseira encontramos novamente o nome da marca.
As dimensões do aparelho são bem agradáveis a pegada, com 146.2 x 71.3 x 8 mm, porém como a construção é toda em metal ele se torna um tanto quanto escorregadio, apesar de ser um aparelho fino, ele não é tão leve, possuindo 160 gramas, com uma tela de 5,2 polegadas, a pegada é boa, mas não é tão firme.
Uma consideração, que não tem relação com o aparelho ou seu design, mas que chamou atenção de forma negativa foi a caixa, ela é de péssima qualidade, e desvaloriza totalmente o aparelho. É difícil até de comparar com caixas de outros telefones de tão jaguara que ela é. E sinceramente Samsung, está mais para uma caixa de remédios do que para um Smartphone.
Hardware
Equipado com um processador de fabricação da própria Samsung, o Exynos 7870 Octa Cortex - A53 de 1.6GHz e que como o próprio nome já sugere tem 8 núcleos e ainda uma GPU Mali-T830 MP2, o J5 Pro foge um pouco da sua proposta de ser um aparelho de entrada com um melhor custo benefício, e acaba ficando um pouquinho mais caro, mas em compensação entrega muito mais poder de processamento. Nos testes ele se comportou muito bem, tanto no uso normal, como no desempenho em jogos, o smartphone acompanha a versão 8.1 do Samsung Experience mesma presente no S8 e o android Nougat 7.0, apesar de que nas especificações do fabricante consta a versão 7.1. No AnTuTu conseguiu atingir uma pontuação relativamente maior que seu concorrente, o G5S. 46027 mil pontos do J5 Pro, contra 45719 mil do G5S.
O aparelho ainda traz 2GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno, expansível para mais 256GB no micro SD, semelhante ao G5S. Além de uma tela Super AMOLED de 5,2 polegadas e densidade de 282 ppi. O ponto fraco aqui acaba sendo a resolução que é apenas HD, perdendo assim para seu concorrente, porém apesar disso, as cores da tela da Samsung se sobressaem a concorrência, graças ao Super AMOLED, a proteção para a tela também é a Corning Gorilla Glass 2,5D.
Bateria
A bateria do Samsung J5 Pro é de 3000mAh, e vai te garantir tranquilamente um dia de uso constante, nos testes sempre a noite o aparelho chegava com a bateria na casa dos 25%, após de um dia todo longe da tomada. Outro ponto forte para este quesito é a otimização proporcionada pelo Samsung Experience, que pode reduzir drasticamente o consumo da bateria, com a desativação de algumas funções. E o bom disso, é que o usuário não precisa baixar nenhum programa para realizar esta otimização. A Samy acerto muito em desenvolver estas ferramentas.
Câmera
Ambas as câmeras do J5 Pro possuem 13 megapixels e flash led, porém a diferença fica na abertura, a traseira possui f/1.7 e a frontal f/1.9 e ambas também gravam em 1080p a 30FPS. O aparelho consegue capturar fotos excelentes com boa iluminação, porém quando a mesma é baixa, as fotos não ficam lá essas coisas, no comparativo que fizemos aqui no Oficina da Net, entre as câmeras do G5s e do J5 Pro, em alguns aspectos o G5s foi superior, porém na captura de som e foco automático o J5 Pro se saiu melhor, é uma pena porém que o mesmo não possua uma estabilização de imagem tão boa.
Conectividade
Quanto a conectividade do aparelho, ela não se diferencia muito de qualquer outro, com conector USB 2.0 no padrão micro, além do P2 de 3.5mm para fone de ouvido. Wi-Fi 802.11 a//b//n//ac, dual-band, bluetooth 4.1, A2DP, GPS, rede GSM// HSPA// LTE, 4G LTE Band, EDGE e GPRS e rádio FM.
Sensores
O J5 Pro, conta com Acelerômetro, Barômetro, Bússola, Giroscópio, sensor de proximidade e Leitor de Digitais, e que por sinal funcionam muito bem, principalmente o leitor de digitais, um simples toque com o dedo já é capaz de desbloquear o aparelho. Apesar de possuir todos estes sensores, o aparelho não é capaz de oferecer recursos através de gestos, presentes no Moto G5s, outra desvantagem em relação a seu concorrente é que o J5 Pro, só armazena 3 dedos para o reconhecimento no sensor biométrico, já o G5s pode armazenar até 10. Mas isso também não significa que a Samy não pensou em atalhos, pressionando 2x de forma rápida o botão home, é possível abrir a câmera ou até trocar entre frontal e traseira. Descobri essa função sem querer, mas pode significar que existam outros easter eggs escondidos no Samsung Experience.
Confira as especificações completas do aparelho:
Benchmark
Nos testes de benchmark o J5 Pro, conseguiu atingir uma pontuação superior ao do G5s, mas isso não significa muito, até porque o aparelho consegue executar todas as suas funcionalidades de forma tranquila, muito devido a interface otimizada pela Samsung, não vou negar que o aparelho, não sofreu travamentos, pois sofreu, em 2 ocasiões ele travou completamente, havendo a necessidade de reiniciar o mesmo. Porém existem diversos fatores que podem o ter causado, inclusive erros em atualizações ou até mesmo aplicativos em conflito.
Software
A Samsung é famosa por oferecer em seus Smartphones um sitema Android totalmente alterado, no J5 Pro, segundo as especificações do site, ele deveria possuir a versão 7.1 do sistema, porém no aparelho que testamos a versão encontrada é a 7.0 e ao tentar realizar alguma atualização, o sistema retorna a mensagem de que já está na última versão. Este pode ser apenas um erro e ele atualize para a próxima versão em algum momento. Já a interface do Samsung Experience está na versão 8.1, que é a mesma do S8. Ela proporciona ao usuário centenas de ferramentas exclusivas da Samy, como a de duplicar aplicativos, gerenciamento de espaço, bateria e memória, além de um design muito bonito e leve. Sou fã de versões puras do Android, mas confesso que o Samsung Experience, me surpreendeu, apesar de no começo ser um pouco difícil de se acostumar, com um sistema completamente diferente.
Veredicto
Depois de realizar a análise deste Smartphone, confesso que perdi um pouco da resistência com os aparelhos Samsung, ele é um telefone com o design e acabamentos muito bonitos, que entrega o que promete, com um hardware razoável e um software muito bem otimizado pela Samy, o J5 Pro é um Smartphone aconselhado para aqueles que procuram investir um pouco mais em um aparelho que pode até ser chamado de Premium de entrada, devido às funções que oferece. Com preço na casa dos R$1.200 em seu lançamento, o J5 Pro hoje, já pode ser encontrado na faixa dos R$900.
Ele claro, perde em alguns quesitos para outros telefones no mesmo segmento, mas também é superior em muitos outros. Por este motivo, acho válida a comparação do usuário na hora da compra, modelos como o Q6 da LG e G5S da Motorola devem aparecer como concorrentes, porém cabe ao usuário escolher qual vai atender melhor suas necessidades. Em minha opinião, o usuário não sairá perdendo caso adquira qualquer um destes 3 aparelhos, pois não existe muita disparidade entre estas linhas, no meu caso, eu escolheria aquele que me agrada mais aos olhos e pegada.
Mas e você, com qual deles ficaria? A e não deixe de conferir os comparativos de câmera e o review do Q6, que sai em alguns dias.