A Anatel, em julho deste ano, revelou que naquele mês, o Brasil registrava um número recorde de bloqueio de smartphones em virtude de perda ou roubo. Ontem, dia 11, porém, a instituição mostrou dados mais recentes, revelando que foram bloqueados no Brasil 9,1 milhões de celulares no mês de novembro.
Os recentes dados mostram que houve um aumento de 1,33% no número de smartphones bloqueados se comparado ao mês de outubro. Assim sendo, foram bloqueadas 119.421 unidades a mais somente em novembro.
Se levado em consideração o mês de novembro de 2016, foi registrado um crescimento de 1,5 milhão de celulares bloqueados por roubo ou furto. Isso representa aumento de 21,05%.
Os dados foram divulgados baseados no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi) que foi criado em 2016 com a finalidade de combater o roubo e furto de smartphones.
A Anatel diz ainda que tais bloqueios ocorreram baseados em solicitações diretas dos usuários às empresas telefônicas ou mesmo através do registro de Boletim de Ocorrência nas polícias dos estados e também do Distrito Federal.
Para realizar o bloqueio do dispositivo é necessário ligar para a operadora e informar os dados pessoais, como RG, CPF e endereço.
No geral, as empresas conseguem identificar o número de IMEI do aparelho e bloqueá-lo de modo rápido. Na caixa do produto ou mesmo na nota fiscal também devem constar tais informações.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.