Lembro do lançamento do iPhone X, com aquele entalhe estampado na tela, o murmuro na internet foi grande para desprezar a novidade trazida pela empresa considerada mais inovadora de 2017. E não é que ela "acertou" de novo. Agora vemos uma enxurrada de empresas atravessando o mesmo caminho. Mas o que esse notch tem de tão bom para que outras empresas copiem a ideia.
Esse entalhe na verdade é uma falta da tecnologia. Sim, o problema é físico. Nele encontramos alguns sensores e o alto falante de chamadas, na maioria dos projetos.
Com a busca incansável das empresas em reduzir as bordas dos smartphones, existe ainda uma barreira tecnologia em colocar esses sensores frontais abaixo da tela.
A Apple decidiu criar esse entalhe para ocupar as laterais com um pouco mais de tela, evitando a borda superior por completa, e ganhando tamanho de tela.
O problema para de conteúdos com proporção 18:9? A tendência de vídeos será utilizar essa proporção num futuro próximo, então o notch acaba atrapalhando a visualização dos vídeos e conteúdos que exigem esse tamanho?
Não, a Apple e outras fabricantes usam proporção nativa maior que 18:9 com o notch. Quando um vídeo 18:9 ou 2:1 for apresentado, ele fica limitado ao entalhe, assim você não perde ou tapa parte do conteúdo, mas em contrapartida não usa a tela por completo.
Outra utilidade encontrada pelas fabricantes, foi colocar funções exclusivas quando arrastar o dedo de cima para baixo, em cada um dos lados do notch.
Veja abaixo os smartphones que já contam com a tecnologia e os que estão por ser lançados com:
Apple iPhone X
Zenfone 5
LG G7
Huawei P20 e P20 Plus
Essential Phone
Ulephone T2 Pro
Doogee V
Leagoo S9
OPPO R15
OnePlus 6
iPhones em 2018?
Segundo o site 9toMac os apps devem vir por padrão com suporte a tela do iPhone X, a partir de abril, o que remete aos iPhones de 2018 chegarem também com o notch.
E então, não é que o patinho feio do ano passado, passou a ser o queridinho de 2018. O que vocês acham sobre o entalhe?