A Motorola divulgou nesta terça-feira (20) os resultados de um estudo, revelando que 49% dos usuários brasileiros da geração Z, jovens com idades entre 16 a 20 anos, considera o smartphone como "seu melhor amigo". A pesquisa faz parte do movimento global criado pela marca, chamado Phone Life Balance, que incentiva o uso inteligente e equilibrado do smartphone. Como, por exemplo, conectar-se com um velho amigo ou um parente que vive em outro país, ao invés de gastar várias horas conferindo perfis de outras pessoas nas redes pessoais.
O estudo foi publicado pela empresa independente Ipsos, elaborado em parceria com a Dra. Nancy Etcoff, especialista renomada em Comportamento Mente-Cérebro e na Ciência da Felicidade pela Universidade de Harvard e psicóloga do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts. O levantamento investigou comportamentos e hábitos de utilização do celular de diferentes gerações para entender o impacto do smartphone nas relações com o usuário, com outras pessoas e com o ambiente físico e social.
Também foi constatado que os usuários reconhecem a necessidade de equilíbrio maior. De fato, 61% dos entrevistados concordam que querem aproveitar o aparelho ao máximo enquanto o utilizam e, ao mesmo tempo, querem aproveitar o melhor da vida quando não estão com ele. O percentual é o mesmo no recorte brasileiro. Além disso, 60% dos participantes afirmam que é importante ter uma vida separada do celular, no Brasil este número cai para 48%.
A psicóloga Nancy, ressalta "Para a maioria dos usuários de smartphones, o comportamento problemático é uma resposta impensada, e os hábitos impróprios somente serão superados com ajuda. Cutucadas comportamentais, controle ambiental e consciência são fatores que ajudarão, junto com os esforços daqueles que trabalham na indústria de smartphones. O extenso padrão social descoberto na pesquisa em múltiplos países destaca a necessidade de compreensão e de ações coletivas".
Além disso, ainda foram identificados três principais comportamentos ligados ao smartphone que impactam as relações interpessoais. A pesquisa mostra que os seguintes hábitos devem ser adotados pelas gerações mais novas, já que nasceram em um era digital, sendo eles:
Verificação compulsiva - Metade (49%) concorda que verifica o celular com mais frequência do que gostaria, isso equivale a quase seis em cada dez para a geração Z e a geração do milênio e concorda que se sente compelida a verificar o celular constantemente (44%). No Brasil, os percentuais são similares (48% e 42%, respectivamente).
Tempo demais no celular - Um terço (35%) concorda que passa tempo demais utilizando o smartphone (44% da geração Z) e acredita que estaria mais feliz se passasse menos tempo no celular (34%). Quando se considera apenas o Brasil, os números diminuem um pouco (33%, 38% e 30%, respectivamente).
Superdependência emocional - Dois terços (65%) admitem que entram em pânico quando acham que perderam o celular, ou seja, aproximadamente três em cada quatro da geração Z e da geração do milênio, e três em cada dez (29%) concordam que, quando não estão usando o celular, "estão pensando em usá-lo ou planejando o próximo uso do dispositivo". No Brasil, boa parte dos usuários também se preocupa com a possível perda do dispositivo (56%, dos quais 69% da geração Z e 68% da geração do milênio). Em relação ao pensamento do próximo uso, o percentual sobe para 31% dos participantes.
Com os resultados da pesquisa, Renata Altenfelder, diretora de marketing para América Latina da Motorola, disse "O uso em excesso do celular é um tema em exposição crescente e, por causa disso, é importante estimular debates a respeito. Como uma das principais empresas do setor, a Motorola vê o assunto como prioridade e quer auxiliar os usuários a obterem o melhor dos seus aparelhos, sem que se tornem dependentes dele".
Com isso, a empresa desenvolveu algumas iniciativas e programas para ajudar os usuários a encontrar mais equilíbrio na utilização do celular. Entre elas, está um teste online para saber o nível de dependência do aparelho e até mesmo a análise do comportamento na própria Motorola, que estimula seus funcionários a adotar o uso mais equilibrado do smartphone.
Por fim, a Motorola vem tomando algumas medidas para que os usuários tenham consciência de que o uso exagerado afeta as relações e a sua saúde. A companhia está trabalhando em parceria com aplicativo Space, que oferece um programa de 60 dias para ajudar os usuários de smartphones a se tornarem mais conscientes nesta relação. A Motorola também possui uma plataforma de marca que propõe que o usuário se reconecte com a sua cidade, chamada #HelloCidades.
Além disso, a empresa ainda disponibiliza em alguns de seus dispositivos as Moto Ações, que ajudam a apoiar interações móveis mais intuitivas. Por exemplo, a Moto Tela permite responder facilmente às notificações sem ficar imerso nem se perder no smartphone.
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