A Motorola divulgou nesta terça-feira (20) os resultados de um estudo, revelando que 49% dos usuários brasileiros da geração Z, jovens com idades entre 16 a 20 anos, considera o smartphone como "seu melhor amigo". A pesquisa faz parte do movimento global criado pela marca, chamado Phone Life Balance, que incentiva o uso inteligente e equilibrado do smartphone. Como, por exemplo, conectar-se com um velho amigo ou um parente que vive em outro país, ao invés de gastar várias horas conferindo perfis de outras pessoas nas redes pessoais.
Também foi constatado que os usuários reconhecem a necessidade de equilíbrio maior. De fato, 61% dos entrevistados concordam que querem aproveitar o aparelho ao máximo enquanto o utilizam e, ao mesmo tempo, querem aproveitar o melhor da vida quando não estão com ele. O percentual é o mesmo no recorte brasileiro. Além disso, 60% dos participantes afirmam que é importante ter uma vida separada do celular, no Brasil este número cai para 48%.
A psicóloga Nancy, ressalta "Para a maioria dos usuários de smartphones, o comportamento problemático é uma resposta impensada, e os hábitos impróprios somente serão superados com ajuda. Cutucadas comportamentais, controle ambiental e consciência são fatores que ajudarão, junto com os esforços daqueles que trabalham na indústria de smartphones. O extenso padrão social descoberto na pesquisa em múltiplos países destaca a necessidade de compreensão e de ações coletivas".
Além disso, ainda foram identificados três principais comportamentos ligados ao smartphone que impactam as relações interpessoais. A pesquisa mostra que os seguintes hábitos devem ser adotados pelas gerações mais novas, já que nasceram em um era digital, sendo eles:
Verificação compulsiva - Metade (49%) concorda que verifica o celular com mais frequência do que gostaria, isso equivale a quase seis em cada dez para a geração Z e a geração do milênio e concorda que se sente compelida a verificar o celular constantemente (44%). No Brasil, os percentuais são similares (48% e 42%, respectivamente).
Tempo demais no celular - Um terço (35%) concorda que passa tempo demais utilizando o smartphone (44% da geração Z) e acredita que estaria mais feliz se passasse menos tempo no celular (34%). Quando se considera apenas o Brasil, os números diminuem um pouco (33%, 38% e 30%, respectivamente).
Superdependência emocional - Dois terços (65%) admitem que entram em pânico quando acham que perderam o celular, ou seja, aproximadamente três em cada quatro da geração Z e da geração do milênio, e três em cada dez (29%) concordam que, quando não estão usando o celular, "estão pensando em usá-lo ou planejando o próximo uso do dispositivo". No Brasil, boa parte dos usuários também se preocupa com a possível perda do dispositivo (56%, dos quais 69% da geração Z e 68% da geração do milênio). Em relação ao pensamento do próximo uso, o percentual sobe para 31% dos participantes.
Com os resultados da pesquisa, Renata Altenfelder, diretora de marketing para América Latina da Motorola, disse "O uso em excesso do celular é um tema em exposição crescente e, por causa disso, é importante estimular debates a respeito. Como uma das principais empresas do setor, a Motorola vê o assunto como prioridade e quer auxiliar os usuários a obterem o melhor dos seus aparelhos, sem que se tornem dependentes dele".
Com isso, a empresa desenvolveu algumas iniciativas e programas para ajudar os usuários a encontrar mais equilíbrio na utilização do celular. Entre elas, está um teste online para saber o nível de dependência do aparelho e até mesmo a análise do comportamento na própria Motorola, que estimula seus funcionários a adotar o uso mais equilibrado do smartphone.
Por fim, a Motorola vem tomando algumas medidas para que os usuários tenham consciência de que o uso exagerado afeta as relações e a sua saúde. A companhia está trabalhando em parceria com aplicativo Space, que oferece um programa de 60 dias para ajudar os usuários de smartphones a se tornarem mais conscientes nesta relação. A Motorola também possui uma plataforma de marca que propõe que o usuário se reconecte com a sua cidade, chamada #HelloCidades.
Além disso, a empresa ainda disponibiliza em alguns de seus dispositivos as Moto Ações, que ajudam a apoiar interações móveis mais intuitivas. Por exemplo, a Moto Tela permite responder facilmente às notificações sem ficar imerso nem se perder no smartphone.