Finalmente foram reveladas todas as especificações do hardware do smartphone gamer da Asus, o ROG Phone II. O celular promete trazer uma experiência com jogos melhor ainda que o seu antecessor através de uma tela com uma frequência de atualização de 120Hz, HDR 10-bit e vários acessórios interessantes para melhorar a jogabilidade.
O telefone foi pensado tanto com base no usuário hardcore quanto no usuário que quer o Android mais rápido e ao mesmo tempo eficiente energeticamente. Para que isso seja possível, existe uma funcionalidade que permite alterar entre uma interface voltada para jogos e uma interface quase stock do Android (semelhante à do Zenfone 6).
O objetivo de servir ambos os públicos, pode ser notado também em seu design. A grossura do smartphone foi mantida abaixo dos 78mm, sendo possível a utilização com uma única mão. Além disso, a Asus chegou também a otimizar o uso do celular para utilização da tela no formato de paisagem (na horizontal).
Além de possuir uma taxa poderosa de atualização (120Hz), a tela do ROG Phone II conta com um display AMOLED de 6,59 polegadas com resolução de 1.080 x 2.340, uma proporção de 19,5:9, excede os limites do espaço de cor DCI-P3 (108%) e possui precisão de cor perfeita (deltaE <1). Ainda temos no telefone um sensor de toque com uma taxa de amostragem de 240Hz devido às melhorias realizadas para o Android Core. Segundo a Asus, o seu telefone atingiu uma taxa de latência do touch menor que a do iPhone XS Max.
Através do launcher de jogos criado pela Asus, é possível personalizar as configurações do celular para cada jogo (exemplo: ajuste da taxa de frequência da tela e a ativação do high-performance X-mode. Existe também uma ferramenta chamada Game Genie para gerenciar, por exemplo, notificações, chamadas, brilho, durante os jogos.
Em termos de som, a Asus melhorou a qualidade dos alto-falantes através de câmeras maiores para gerar o som deixando duas vezes mais alto que o seu antecessor. Além disso, o telefone possui suporte para DTS:X Ultra, onde os alto-falantes irão simular o áudio multicanal.
Foi feita uma atualização dos AirTriggers, dando a possibilidade do usuário descansar os dedos sobre eles, como ocorreria com gatilhos reais. Além de identificarem quando são pressionados e quando se está com os dedos apoiados, eles também conseguem reconhecer o novo gesto de deslizar (swiping gesture).
O novo telefone da Asus possui dois motores de vibração, um posicionado na esquerda e outro na direita do aparelho. Eles podem ser utilizados em jogos como, por exemplo, Asphalt 9, para reação aos movimentos da direção. Tem a possibilidade também da utilização ser feita pelos AirTriggers para a simulação de botões reais. De acordo com a Asus, foi reduzida a latência de feedback de vibração para os gatilhos em até 20ms.
Para proporcionar melhor desempenho e qualidade em jogos em termos de áudio, há uma entrada para fones de ouvido P2 (3,5mm). Fones de ouvido com fio sempre possuem qualidade de som melhor e latência zero (coisa que os fones Bluetooth estão longe de ter, mesmo com o codec aptX Low Latency).
Para que melhore mais ainda a experiência em jogos no smartphone, a câmera frontal com sensor de 24MP foi desenvolvida com foco para utilização na horizontal (paisagem). Também foi tomado o cuidado com o posicionamento da antena Wi-Fi do celular que possui baixa latência e alto desempenho, proporcionando uma melhor eficiência para jogos online e streaming.
O Asus ROG Phone II conta com o recém lançado chipset Snapdragon 855 Plus da Qualcomm, que possui um pequeno overclock da GPU Adreno 640 para 675MHz proporcionando um desempenho 15% superior. A CPU também possui overclock, porém o ganho de desempenho é de apenas 4%.
Para evitar o superaquecimento do celular, a Asus adicionou aberturas na parte traseira do smartphone para haver uma melhor dissipação do calor gerado. Para ajudar na diminuição da temperatura do telefone, a Asus manda dentro da caixa do dispositivo a segunda geração do AeroActive Cooler, que é quatro vezes mais silencioso que a primeira geração (24db) e chega a reduzir em até 5°C a temperatura do aparelho. O cooler também funciona como suporte para apoiar o celular e deixá-lo na mesa para, por exemplo, utilizar um controle sem fio para jogar.
Em termos de bateria, o ROG Phone II possui uma célula de íons lítio de 6000mAh com suporte para carregamento rápido ROG HyperCharge de 30W e suporte para Quick Charge 4.0.
Por fim, a câmera do telefone na parte traseira conta com os mesmos sensores utilizados no Zenfone 6. Ou seja, ele contará com um sensor de 48MP para a lente principal e um sensor de 13MP para a lente ultra-wide.
Ficha técnica do ROG PHONE 2:
O que você achou da nova geração do smartphone gamer da Asus? Comente abaixo!
Fonte: GSMArena
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.