Já se falava há algum tempo sobre o assunto e agora, a Apple está finalmente "bloqueando" a substituição de baterias dos novos iPhones, quando elas não forem originais e, ainda, em assistências técnicas não oficiais.
Então, se você tem um iPhone XS, XS Max ou XR e precisa trocar sua bateria, só conseguirá fazer pelo preço mais alto e no local mais caro. Caso contrário, receberá uma mensagem de erro.
A mensagem diz que o iPhone não pode verificar se a bateria é original ou não, por isso não fornecerá informações sobre a integridade da bateria.
Isso significa que você ainda pode usar seu telefone, e a funcionalidade da bateria não será limitada de forma alguma, mas você não poderá ver quando é necessário substituí-la.
O pessoal do "The Art of Repair" tentaram trocar duas baterias genuínas do iPhone e receberam a mesma mensagem.
Há um micro-controlador na própria bateria que envia informações ao iPhone, a Apple usa uma versão proprietária do chip, que por sua vez autentica a bateria e a combina com a placa lógica e isso pode ser feito apenas em um centro de reparos de serviço oficial.
Parece que a Apple busca cada vez mais amarrar seus usuários às assistências técnicas oficiais e às peças de reposição originais. Até aí tudo bem, o esforço é válido, visto que o reparo feito fora de locais oficiais não impedem o uso do smartphone, mas esse tipo de controle é muito intrusivo.