A Black Friday é o momento certo para quem deseja comprar pagando menos. O evento abrange diversos setores da indústria, entregando promoções em TVs, periféricos e smartwatches, por exemplo.
No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Samsung, em parceria com a MindMiners, os consumidores brasileiros estão de olho nos smartphones. De todas as pessoas entrevistadas, 55% disseram que pretendem adquirir um novo celular, enquanto que 46% citaram roupas e 45% eletrônicos.
O levantamento também aponta que 74% dos entrevistados começaram a procurar novos produtos no início de novembro, com as plataformas online sendo a principal fonte de busca, somando 82%, independentemente do local de compra (loja online ou física). As redes sociais, comparadores de preços e notificações e mailing, também são importantes na procura por novos itens, representando 60%, 55% e 49%, respectivamente.
Bruno Freitas, gerente sênior de inteligência de mercado da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil, disse em um comunicado:
A Black Friday se consolidou como uma data importante para o mercado nacional, principalmente para o segmento de tecnologia. Prova disso é que 70% dos entrevistados já compraram produtos em edições anteriores. E a Samsung está focada em oferecer um portfólio diversificado e entender as necessidades das pessoas. Disponibilizamos, inclusive, o Galaxy Match, uma ferramenta online que ajuda o usuário a definir qual smartphone proporciona a melhor experiência de acordo com as expectativas
A pesquisa também revelou que os consumidores avaliam a capacidade de armazenamento (43%) e qualidade das câmeras (21%) como as principais características na hora de comprar um novo smartphone. Bateria e tamanho da tela registraram 13% e 11% dos votos, respectivamente.
Embora os descontos e condições de pagamentos sejam primordiais para fechar a compra, muitos dos entrevistados disseram que marcas confiáveis e a qualidade do produto também influenciam bastante na decisão.
A pesquisa apontou um fato bastante interessante: a Samsung é a marca mais lembrada pelos consumidores durante a Black Friday. Não só na categoria de eletroeletrônicos, mas no geral. Este número reforça o relacionamento próximo que temos com nossos usuários, construído ao longo de mais de três décadas no Brasil. Ao adquirir nossos produtos, o público sabe que poderá contar com uma ampla rede de assistência técnica em caso de necessidade. Esta confiança, sem dúvidas, faz a diferença - completou Bruno Freitas.
Por fim, a pesquisa comprovou que os brasileiros estão mais interessados em produtos premium, mais especificamente aqueles com valores acima de R$ 1.900. No ano passado, essa categoria representava apenas 13%, mas na Black Friday deste ano o valor saltou para 17%.
Apesar da Black Friday ser uma data promocional, a venda de dispositivos de alto valor agregado cresce nessa data. É cada vez mais clara a percepção de que os usuários estão mais exigentes, buscando aparelhos com tecnologias mais avançadas. A data é uma oportunidade para esses consumidores - encerrou o executivo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.