A linha "Mi A" da Xiaomi, que entrega smartphones com Android One, já está em sua terceira geração, sendo o modelo mais recente o Mi A3. Normalmente, as atualizações costumam chegar mais rápido nos dispositivos que fazem parte desse programa do Google.
Agora, o Android 10 começou a ser liberado para o Mi A2, lançado em 2018. Com isso em mente, é bastante provável que o Mi A3 seja o próximo, dado que a Xiaomi liberou o kernel do novo Android para ambos simultaneamente.
Essa atualização, que pesa quase 1,3 GB, entrega todos os recursos padrões do Android 10, como respostas inteligentes, modo escuro e novos gestos de navegação, por exemplo. Além disso, o update também disponibiliza o patch de segurança de dezembro e agora o aplicativo de câmera possui um novo ícone.
No entanto, alguns problemas já foram relatados. Proprietários afirmam que há falhas em determinadas áreas da interface, ausência do VoWiFi, Google Services parando de funcionar temporariamente e alguns bugs no aplicativo de câmera, bem como a falta de suporte a camera2api.
Como era de se esperar, o Android 10 está sendo liberado gradativamente aos usuários do Mi A2, então pode demorar alguns dias ou semanas para atingir à todos. Quando a atualização chegar no seu aparelho, verifique a quantidade de bateria disponível para evitar desligamentos durante o processo, recomendamos no mínimo 50%. Além disso, também é aconselhável a realização de um backup dos dados.
Lembrando que o Mi A2 foi lançado com Android Oreo e recebeu o Android Pie no mesmo ano. Portanto, há grandes chances dessa ser sua última grande atualização de software.