Como era de se esperar, a Samsung implementou melhorias em seu novo topo de linha, mas quais as principais diferenças entre o Galaxy S20 e o "antigo" Galaxy S10? Confira!
Ontem (12), a Samsung finalmente anunciou os modelos da linha Galaxy S20, sendo três no total: o próprio S20, S20+ e S20 Ultra. Eles chegam ao mercado entregando melhorias consideráveis com relação a geração anterior, até mesmo o Galaxy S20, que pode ser classificado como o mais "simples" da linha.
No entanto, será que as mudanças implementadas pela Samsung foram realmente significativas ao ponto de realizar uma troca?
As diferenças entre o Galaxy S20 e Galaxy S10, vale a pena comprar o novo?
Confira abaixo as principais diferenças entre o "antigo" Galaxy S10 e o mais novo Galaxy S20.
Tela
Nesse aspecto, ambos os modelos trazem algumas semelhanças, dado que foram lançados com display Dynamic AMOLED, vidro com proteção Corning Gorilla Glass 6, HDR10+ e recurso "Always-On".
Porém, existem diferenças sutis entre o display do S20 e o do S10, como tamanho e resolução, que entregam 6,2" e 6,1" com 3200 x 1440 e 3040 x 1440 pixels, respectivamente. No entanto, o mais novo topo de linha da Samsung sai na frente por apresentar uma tela com taxa de atualização de 120 Hz, uma tecnologia que não pode ser encontrada no S10.
Processador e memória
Como estamos falando de um novo smartphone, era de se esperar que o Galaxy S20 entregasse um processador melhor, e isso realmente aconteceu. Este aparelho trouxe o chipset Exynos 990 ou Snapdragon 865, dependendo do mercado, enquanto que o S10 veio com Exynos 9820 e Snapdragon 855. Essa mudança garante mais desempenho no modelo mais recente.
No quesito armazenamento e memória RAM, a variante padrão do S20 entrega 8GB + 128GB, mesma configuração encontrada no S10. No entanto, o smartphone "antigo" ainda possui uma versão com 512GB, porém usando a tecnologia UFS 2.1, enquanto que o S20 entrega UFS 3.0, algo que proporciona uma transferência de dados mais rápida.
Câmeras
O Galaxy S20 chegou ao mercado com câmeras significativamente melhores que as do seu antecessor. Este aparelho vem com três sensores na traseira, sendo o principal de 12MP com estabilização óptica de imagem, o secundário telefoto de 64MP com zoom híbrido de 3x e possibilidade de filmar em 8K, e o terciário grande angular de 12MP.
Por outro lado, o Galaxy S10 também não decepciona, entregando 12MP + 12MP + 16MP, com a mesma configuração do seu irmão mais novo. Na verdade, a grande diferença fica por conta do sensor telefoto de 64MP, que entrega uma experiência nova para os clientes da Samsung. Quando falamos da câmera frontal, a empresa não realizou alterações, mantendo os mesmo 10MP.
Bateria e Software
A Samsung aumentou a capacidade de bateria nessa nova geração, dado que o Galaxy S20 trouxe 4.000 mAh com carregamento rápido de 25W. Isso representa uma melhoria considerável com relação ao Galaxy S10, que trouxe 3.4000 com carregamento de 15W.
Ainda assim, a empresa manteve algumas características, como suporte a carregamento sem fio de 15W e reverso de 9W. De qualquer forma, fica claro que o S20 ganha nesse quesito.
Giroscópio, Bússola, Barômetro, Acelerômetro e Impressão digital (sob a tela, ultrassônico)
Samsung Galaxy S10
Bússola, Acelerômetro, Barômetro, Giroscópio e Impressão digital (sob a tela, ultrassônico)
Conclusão
Vale a pena sair do Galaxy S10 para o S20? Acreditamos que sim, principalmente se você deseja câmeras melhores, processador mais potente, tecnologia UFS 3.0 e bateria com mais capacidade e carregamento rápido aprimorado.
No entanto, vale lembrar que o S10 de maneira alguma deixou de ser um ótimo smartphone topo de linha, pelo contrário, ele ainda é uma boa opção, principalmente agora que os preços devem baixar um pouco.
Jornalista com experiência na cobertura de eventos e conteúdos sobre tecnologia, tendo como especialidade o setor de smartphones, computadores e aplicativos. Para contatos: [email protected].