Após diversos vazamentos, a Xiaomi finalmente anunciou o Mi 10, seu mais novo smartphone topo de linha que chega ao mercado ao lado do irmão maior, o Mi 10 Pro. Ambos prometem ser dois dos melhores aparelhos deste ano, entregando especificações de ponta e câmeras de alta resolução.
No entanto, será que essas melhorias implementadas pela Xiaomi justificam sair do Mi 9 para o Mi 10? É isso que vamos te explicar logo abaixo, mostrando as principais diferenças entre os dois modelos.
Tela
O novo topo de linha da Xiaomi trouxe um display Super AMOLED de 6,67" com resolução de 2340 x 1080 pixels, enquanto que o Mi 9 chegou com a mesma tecnologia e resolução, mas entregando uma tela menor de 6,39". Portanto, nesse aspecto, não houve grandes alterações.
A principal diferença fica por conta da taxa de atualização de 90 Hz e amostragem por toque de 180 Hz, algo que não pode ser encontrado no modelo do ano passado. Tirando essa novidade, ambos são semelhantes, dado que ainda entregam gama de cores DCI-P3.
Processador e memória
Aqui começam as maiores mudanças. O Mi 10 foi lançado com processador Snapdragon 865, o mais potente da Qualcomm no momento, aliado a 8GB ou 12GB de RAM LPDDR5 e 128GB ou 256GB de armazenamento UFS 3.0. Essas novas tecnologias garantem um desempenho ainda melhor.
Por outro lado, o Mi 9 foi apresentado com Snapdragon 855 e "apenas" 6GB ou 8GB de RAM, bem como 64GB, 128GB ou 256GB de armazenamento, adotando UFS 2.1 e LPDDR4. Sendo assim, é evidente que o novo modelo trouxe um hardware mais potente, pelo menos em números.
Câmeras
A Xiaomi aprimorou consideravelmente o conjunto de câmeras do Mi 10. Na traseira, agora temos quatro sensores, sendo o principal de 108MP com estabilização óptica, que entrega a possibilidade de filmar em 8K, o secundário grande angular de 13MP, o terciário macro de 2MP e o quaternário de profundidade também de 2MP.
Quanto ao Mi 9, a fabricante chinesa apostou em câmeras traseiras triplas, sendo a principal de 48MP, a secundária telefoto com zoom óptico de 2x, e a terciária grande angular de 16MP. Nesse aspecto, é bem claro que o sensor principal do Mi 10 supera o do seu antecessor, mas precisamos levar em conta que a Xiaomi abandonou o telefoto, algo que pode ser essencial para alguns consumidores, favorecendo então o Mi 9.
Bateria e software
Logo de cara, podemos dizer que o Mi 10 sai na frente. Ele trouxe uma bateria consideravelmente melhor, superando até mesmo a do Mi 10 Pro, dado que entrega 4.780 mAh com carregamento rápido e sem fio de 30W, bem como reverso de 10W.
Por outro lado, o Mi 9 traz uma célula de energia de 3.300 mAh com carregamento de 27W e sem fio de 20W. Então, fica bem claro que a Xiaomi resolveu investir pesado para entregar uma autonomia melhor em seu novo smartphone.
Comparativo de especificações entre Mi 9 e Mi 10
Conclusão
Apesar de existir poucas diferenças na tela e a Xiaomi ter removido o sensor telefoto, ainda há muitos pontos a favor do Mi 10, como bateria maior, melhor processador da Qualcomm, 12GB de RAM e câmera de 108MP, por exemplo. Portanto, acreditamos que sim, vale a pena sair do Mi 9 para o Mi 10, dado que você terá melhorias consideráveis.