Na última terça-feira (11), a Samsung apresentou o Galaxy Z Flip, seu novo smartphone dobrável. Assim como o Galaxy Fold, este aparelho entrega especificações de ponta, mas se diferencia bastante no design, dobrando-se na vertical.
Essa mudança torna o Galaxy Z Flip muito semelhante ao Motorola RAZR 2019, que também foi lançado dobrando-se da mesma maneira. No entanto, se tirarmos essa característica, ambos os aparelhos são bem diferentes em vários aspectos. Sendo assim, resolvemos fazer um comparativo entre os dois modelos, mostrando as principais diferenças entre eles.
Tela
O novo dobrável da Samsung trouxe um display principal Dynamic AMOLED de 6,7" com resolução de 2636 x 1080 pixels e HDR10+, enquanto que o secundário, posicionado ao lado das câmeras, entrega 1,1" com resolução de 300 x 112 pixels, tornando-se útil apenas para visualizar notificações.
Por outro lado, o RAZR 2019 chegou ao mercado com tela principal menor, sendo uma P-OLED de 6,2" com resolução de 2142 x 876 pixels. No entanto, o display secundário traz 2,7" com resolução de 600 x 800 pixels, e ao contrário do Galaxy Z Flip, ele pode ser usado para capturar selfies e realizar alguns comandos, como ligar WiFi e Bluetooth, por exemplo.
Processador e memória
Se no quesito tela secundária o RAZR 2019 possui uma vantagem com relação ao Galaxy Z Flip, o mesmo não pode ser dito dos componentes internos. O dobrável da Samsung vem com processador Snapdragon 855+, aliado a 8GB de RAM e 256GB de armazenamento UFS 3.0, algo que resulta em um ótimo desempenho.
Quanto ao RAZR 2019, a Motorola decidiu colocar um hardware intermediário, apostando no processador Snapdragon 710, "apenas" 6GB de RAM e 128GB de armazenamento. Então, nesse ponto, fica bem claro que o Galaxy Z Flip supera (e muito) seu rival.
Câmeras
No quesito fotografia, o sucessor do Galaxy Fold trouxe câmeras traseiras duplas, com ambos os sensores de 12MP, sendo o secundário grande angular. Por outro lado, o RAZR 2019 entrega apenas uma câmera de 16MP.
O Galaxy Z Flip também possui um sensor frontal de 10MP, enquanto que seu rival traz 5MP. Nesse aspecto, as diferenças não são muito consideráveis (pelo menos em números), então apenas testes precisos poderão confirmar a qualidade dos sensores de ambos os modelos, embora o dispositivo da Samsung já tenha uma certa vantagem por disponibilizar uma lente grande angular.
Bateria e Software
O Galaxy Z Flip vem equipado com bateria de 3.300 mAh com carregamento rápido de 15W, mesmo valor encontrado no RAZR 2019. Ainda assim, o dobrável da Motorola sai perdendo por entregar 2.510 mAh e por não trazer suporte a carregamento sem fio, algo que foi inserido pela Samsung.
Comparativo de especificaçações entre Galaxy Z Flip e Motorola RAZR 2019:
Conclusão
Não precisamos analisar muito para concluirmos que o Galaxy Z Flip supera o Motorola RAZR 2019 em praticamente todos os aspectos, perdendo apenas na tela secundária.
Levando em consideração que ele chegará ao Brasil por R$ 8.999, mesmo preço cobrado pelo smartphone da Motorola, com certeza o novo dobrável da sul-coreana é uma aposta melhor para quem deseja ter em mãos um dispositivo como esse.