Lado a lado, gravando ao mesmo tempo em seis cenários diferentes, o Motorola Moto G8 Plus vs o Multilaser H, qual deles tem o melhor conjunto de câmeras, faz fotos mais nítidas e gravações de vídeo melhor? É isso que vamos destacar no Batalha de Câmeras do Oficina da Net.
Dois smartphones com apelo nacional, o Moto G8 Plus é consagrado por ser da família G da Motorola. O Multilaser H, lançado final de 2019, com apelo grande por ser um produto nacional de baixo custo entregando bom conjunto de hardware.
Moto G8 Plus vs Multilaser H: Qual tem melhores câmeras?
O Batalha de câmeras aqui do Oficina da Net, tem por intuito, mostrar em tempo real os dois smartphones batalhando e gravando as mesmas cenas, com condições idênticas de luz. Faremos os seguintes testes:
- Ambiente interno: Câmera frontal e traseira
- Ambiente externo diurno: Câmera frontal e traseira
- Ambiente externo noturno: Câmera frontal e traseira.
Em todos os testes, mostramos para você vídeo e fotos, alternando (no vídeo acima) os áudios dos produtos, também para mostrar qual deles tem melhor capacidade de gravar som.
Comparativo de especificações do Moto G8 Plus e Multilaser H:
Teste 1: Ambiente interno - Câmera frontal
Podemos notar neste teste que os dois produtos são muito próximos, justamente por contar com bom conjunto de câmeras (25MP no Moto G e 16MP no Multilaser H).
A qualidade de áudio é melhor no Multilaser H, enquanto o Moto G entrega cores mais naturais.
Teste 2: Ambiente interno - Câmera traseira
No teste de câmera traseira, gravando vídeos em FULLHD nos dois produtos, mesmo com o Moto G8 Plus com capacidade de gravar em 4K, porém equiparando as câmeras, podemos notar que o Motorola tem estabilização eletrônica muito melhor, nula no Multilaser H. A Multilaser entrega nitidez melhor, com cores mais saturadas do que o normal. Elas ficam mais vividas, porém não é a realidade.
Teste 3: Ambiente externo diurno - câmera frontal
No ambiente externo, utilizando a câmera frontal, os dois telefones mostram qualidade nas imagens. Não deveria ser diferente, a luz ambiente em dia ensolarado é o melhor que pode existir. A falta de HDR nas fotos do Multilaser H estragam o projeto, você certamente terá problemas com isso quando tirar fotos contra o céu azul ou mesmo tirando foto onde tem sombra.
Teste 4: Ambiente externo diurno - câmera traseira
Assim como a câmera frontal, o Moto G8 Plus entrega fotos com cores mais reais e alcance dinâmico melhor. Estabilidade de gravação em FULLHD, e melhor ainda quando utiliza o sensor de câmera de ação. Multilaser H entrega boa nitidez.
Teste 5: Ambiente externo noturno - câmera frontal
O detalhe nas fotos noturnas dos dois produtos, é ir abaixo da luz para fazer a foto. Tente iluminar o máximo que conseguir antes de fazer a imagem. Isso vai sem dúvidas ajudar no resultado final. O Multilaser aplica novamente o filtro de nitidez que queima bastante os pixels, porém, o rosto fica mais claro. Enquanto o Moto G8 Plus não força a nitidez, tornando tudo bastante opaco mas mostrando menos os pixels queimados.
Teste 6: Ambiente externo noturno - câmera traseira
Aqui é o reflexo dos testes anteriores aplicado ao que já falei no teste 5.
Galeria de fotos:
Veredicto
O meu veredicto geral, é que entre os dois produtos, o Motorola Moto G8 Plus leva vantagem. Entregando mais lentes que podem ser utilizadas, mostrando cores mais reais. O Multilaser H faz imagens e fotos mais prontas para redes sociais, principalmente se você gosta de cores mais saturadas.
Pecado do Multilaser H é o software, com poucas opções de câmera, meio confuso com seus botões de alternância entre câmeras.