Uma das tendências mais interessantes que começaram no ano passado em smartphones foi a maior taxa de atualização de telas. O primeiro smartphone a apostar em uma taxa de atualização mais alta foi o Razer Phone em 2017 com sua tela de taxa de atualização de 120Hz.
Outras empresas começaram a apostar em 90Hz no ano passado e agora finalmente vários fabricantes estão trazendo taxas de 120Hz para seus smartphones. Tal recurso não está presente em smartphones intermediários, apesar do POCO X2 também trazer tela com essa taxa de atualização.
A Samsung também trouxe o recurso para a linha Galaxy S20, mas apesar do modo existir na linda tela Dinamic AMOLED, você terá que optar entre usar a taxa de 120Hz ou a resolução QuadHD.
O modo de taxa de atualização mais alta só está disponível na resolução FullHD+, não que isso seja ruim, mas deveria ter sido avisado desde o início. Agora, parece que a Samsung mudou de idéia e trará o modo 120Hz também para a resolução QuadHD por meio de uma atualização de firmware.
O boato veio através de uma captura de tela de um Galaxy S20 em execução em uma nova versão de firmware que mostra a nova opção de taxa de atualização de tela dinâmica.
De acordo com algumas especulações, a taxa de atualização cairá para 60Hz quando a temperatura da bateria ultrapassar 42 ºC (107,6 ºF) ou a carga da bateria cair para 55.
Além disso, o smartphone reduzirá a taxa de atualização em aplicativos como Google Maps e a Câmera. O objetivo é economizar bateria onde o modo 120Hz não é realmente necessário para melhorar a experiência do usuário.
O smartphone alternará dinamicamente entre 60 e 120Hz, dependendo do aplicativo em execução, para maximizar a duração da bateria.
Sabemos que esse não é o melhor ou pelo menos exatamente o que os usuários esperavam. No entanto, representa um passo na direção certa, dando aos usuários a capacidade de tirar proveito dos recursos completos de seus dispositivos. Infelizmente, há detalhes indicando quando esta atualização chegará.
Eu particularmente não me incomodo com a variação entre taxas de atualização, se o objetivo for entregar mais autonomia de bateria, agora é ver como isso realmente irá funcionar.