A Samsung apresentou a linha Galaxy S20 em 11 de fevereiro, entregando aos consumidores a possibilidade de escolher entre três modelos: S20, S20+ e S20 Ultra 5G, sendo este último o mais potente.
Sabemos que a grande "briga" no mercado de smartphones costuma girar em torno de duas empresas: Samsung e Apple. Então, assim que a gigante sul-coreana oficializou o Galaxy S20 Ultra, muitas pessoas ficaram interessadas em saber em quais aspectos o novo flagship da marca deixa o iPhone 11 Pro Max para trás, e se o smartphone topo de linha da Apple lançado em 2019 ainda entrega vantagens com relação ao seu rival.
Pensando nisso, elaboramos um comparativo mostrando as principais diferenças entre esses dois modelos. Confira abaixo!
Tela
O Galaxy S20 Ultra possui um display Dynamic AMOLED de 6,9" com resolução de 3200 x 1440 pixels e HDR10+. Já no iPhone 11 Pro Max, temos um display Super Retina XDR OLED de 6,5", que entrega uma resolução menor de 2688 x 1242 pixels e "apenas" HDR10.
Portanto, aqueles que desejam uma tela maior e com mais resolução, podem apostar no topo de linha da Samsung. Outra vantagem do Galaxy S20 Ultra com relação ao seu concorrente está no fato dele trazer suporte a taxa de atualização de 120 Hz, que garante uma navegação mais rápida, algo que não pode ser encontrado no smartphone da Apple.
Processador e memória
Levando em consideração que estamos falando de aparelhos high-end, ambos entregam um desempenho mais que satisfatório. O Galaxy S20 Ultra foi lançado com processador Exynos 990 ou Snapdragon 865, aliado a 12GB ou 16GB de RAM LPDDR5 e 128GB, 256GB ou 512GB de armazenamento UFS 3.0.
Por outro lado, o iPhone 11 Pro Max traz o processador A13 Bionic, apenas 4GB de RAM e 64GB, 256GB ou 512GB de armazenamento. Com isso em mente, pelo menos em quantidade de memória RAM, seu rival se sobressai bastante. No entanto, é importante lembrar que, ao contrário do Android, o iOS não é um sistema que carece de números tão altos, podendo rodar tranquilamente com 4GB.
Sendo assim, nesse aspecto, ambos os modelos não apresentam diferenças reais tão absurdas, prometendo entregar um ótimo desempenho no uso diário, principalmente em jogos mais pesados.
Câmeras
O Galaxy S20 Ultra trouxe câmeras traseiras quádruplas, sendo a principal de 108MP com estabilização óptica de imagem, a secundária telefoto de 48MP com zoom híbrido de 10x, a terciária grande angular de 12MP, e a quaternário ToF 3D de 0,3MP. A câmera frontal soma 40MP.
No iPhone 11 Pro Max, a Apple inseriu três sensores de 12MP, sendo o secundário telefoto com zoom óptico de 2x e o terciário grande angular. Para capturar as selfies, também existe um sensor de 12MP.
Olhando os números, fica bem claro que o topo de linha da gigante sul-coreana sai na frente, mas sabemos muito bem que megapixels não são tudo. Portanto, apenas um teste preciso poderá definir o grande campeão no quesito câmeras. Ainda assim, o Galaxy S20 Ultra possui uma certa vantagem por entregar suporte a gravações de vídeos em 8K, enquanto que no iPhone 11 Pro Max temos "apenas" 4K.
Bateria e Software
Em software, o Galaxy S20 Ultra já chega ao mercado com a nova interface OneUI 2.0 baseada no Android 10. Quanto ao seu concorrente, ele também está na versão mais recente do iOS, que no momento é a 13. No entanto, sabemos que no quesito atualizações, a Apple consegue ser consideravelmente melhor.
Para manter o Galaxy S20 Ultra ligado, a Samsung apostou em uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 45W, sem fio de 15W e reverso de 9W. No iPhone 11 Pro Max, temos 3.969 mAh com carregamento de 18W, bem como sem fio.
Apesar dessa diferença absurda, é importante lembrar que em diversos testes o smartphone da Apple foi considerado o melhor no quesito autonomia. Portanto, será necessário aguardarmos outras avaliações para sabermos se essa quande quantidade de bateria do Galaxy S20 Ultra resulta em um desempenho realmente satisfatório e superior ao do seu rival.
Comparativo de especificaçações entre Galaxy S20 Ultra 5G e iPhone 11 Pro Max:
Conclusão
Independentemente do modelo que você pretende escolher, é importante lembrar que terá em mãos um smartphone premium, com ótimas câmeras e processador de alto desempenho.
No entanto, se você preza por um sensor de maior resolução, gravação em 8K, bateria consideravelmente melhor (pelo menos em números) e possibilidade de ter até 16GB de RAM, o Galaxy S20 Ultra pode ser a opção certa.
Ainda assim, o iPhone 11 Pro Max se destaca por entregar atualizações mais rápidas, modo noturno competente, permitindo boas fotos em ambientes escuro, toda a estabilidade do iOS e um display decente, que embora não tenha atualização de 120 Hz, ainda consegue ser um dos melhores do mercado. Então, cabe a você ponderar quais as suas prioridades.