Em janeiro, o Mi A2, smartphone da Xiaomi que faz parte do programa Android One, recebeu o Android 10. Pouco tempo depois, a fabricante chinesa disse que o novo SO móvel do Google também chegaria no Mi A3 em fevereiro. No entanto, o mês está quase acabando e não ocorreu nenhuma liberação, algo que deixou os fãs da marca intrigados.
Buscando esclarecer o motivo do atraso, Sumit Sonal, gerente da Xiaomi Índia, revelou em sua conta do Twitter que o coronavírus impediu a liberação do Android 10. "Nos últimos dias, muitos de vocês entraram em contato conosco sobre a atualização pendente do Android 10 no Mi A3. A atualização foi agendada para meados de fevereiro, mas foi adiada devido ao surto global de coronavírus", disse o executivo.
O tweet, que foi dividido em duas partes para explicar melhor a situação, diz que o atraso foi causado por conta das medidas impostas pelo governo chinês para impedir a disseminação do vírus, obrigando que empresas fechem várias fábricas e escritórios com grande número de funcionários.
Infelizmente, o executivo não disse quando o Android 10 para o Mi A3 realmente será liberado, mencionando apenas que a empresa está trabalhando para obter a certificação final necessária para o início da distribuição. Isso sugere que a implementação global não deve demorar muito tempo para acontecer.
Especificações do Xiaomi Mi A3:
Este aparelho possui uma tela Super AMOLED de 6,09" com resolução de 1560 x 720 pixels. Por dentro, temos o processador Snapdragon 665, aliado a 4GB ou 6GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento.
No departamento de câmeras, há três sensores na traseira que somam 48MP + 8MP + 2MP, enquanto que o frontal entrega 32MP. Para manter o dispositivo ligado, a Xiaomi inseriu uma bateria de 4.030 mAh com carregamento de 18W.