Muitos de vocês já devem saber que o Sistema Único de Saúde (SUS) liberou um aplicativo para os dispositivos móveis, mas talvez você não saiba como baixar e utilizar o aplicativo, então trouxemos um tutorial para ajudá-lo a manter você e sua família protegidos contra o COVID-19.
O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS, então você poderá baixá-lo independentemente da plataforma que utilizar no seu dia a dia. Vamos começar o tutorial pelos dispositivos Android.
Android
Abra a PlayStore
Para baixar o aplicativo do SUS é necessário acessar a Play Store diretamente em seu celular, basta ir no menu de aplicativos e localizá-lo, ou se preferir ir para a barra de pesquisa de aplicativos e digitar "Play Store" que você vai achá-lo fácilmente, o ícone é bem parecido com o da imagem abaixo.
Pesquise por SUS
Por causa de pessoas com más intenções, vários aplicativos falsos foram postos na Play Store, aplicativos que roubavam dados das pessoas que os instalavam, e por causa disso a Google decidiu não mostrar nenhum resultado quando pesquisamos "Corona" ou "Corona Vírus", então iremos pesquisar somente por SUS.
A imagem acima mostra qual dos aplicativos do governo brasileiro é dedicado ao Corona Vírus, clique nele e selecione a opção "Instalar". Após o mesmo terminar de baixar e instalar em seu celular, clique em Abrir para entrar no aplicativo.
Dispositivos Apple (iOS / iPad OS)
Abra a App Store
As instruções para instalar o aplicativo em dispositivos que usam o sistema da Apple são bem parecidas com as do Android. Vá em seus aplicativos e procure pela App Store, bastá abri-lá e já vamos diretamente para o próximo passo.
Pesquise por Corona
Na App Store a entrada de aplicativos maliciosos é um pouco mais dificultada e por causa disso não há restrição na barra de procura na mesma. Basta pesquisar diretamente por "Corona" que o primeiro aplicativo da lista provavelmente será o correto, se caso não seja basta procurar pelo mesmo mostrado abaixo.
Após achá-lo, toque na imagem que isso irá lhe colocar na página do aplicativo. Aí basta somente tocar a pequena núvem com uma seta para baixo para fazer o download do aplicativo. Lembrando que a Apple pede a confirmação de download por biometria e/ou senha, então é necessário inserir o seu método de desbloqueio para poder efetuar o download. Após baixado, clique em Abrir para entrar no aplicativo.
Como utilizar
A partir daqui o tutorial é exatamente igual tanto para Android quanto para iOS, então iremos juntar para o post ficar mais fácil de entender.
Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você é cumprimentado com o botão "Acesse o App" na parte debaixo e em cima 2 telas que você pode rolar, elas dão algumas considerações sobre o uso e o objetivo do aplicativo.
Toque em "Acesse o App"
Ao tocar nesta opção você será apresentado com os termos de uso do aplicativo. É recomendado que você leia tudo e depois clique em aceitar se caso estiver de acordo com todos os termos.
Dê as permissões
O aplicativo também irá pedir por sua localização, ele faz isso para poder ver onde você está localizado e poder lhe direcionar para a unidade de atendimento de saúde mais próxima de sua localização, pode ser extremamente útil caso você necessite de um atendimento rápido.
Utilização e funções
Após isso já podemos começar a utilizar o aplicativo com o objetivo que ele foi desenvolvido: lhe dar dicas de prevenção e cuidados para com o vírus, as últimas notícias relacionadas ao mesmo, um mapa mostrando todos os postos de saúdes que realizam atendimento dentro da sua área de visão e também uma pequena enquete para auxiliar caso você esteja se sentindo bem ou mal.
Se você selecionar a opção "Estou me sentindo mal" o aplicativo lhe redirecionará para uma auto-avaliação que é feita por meio de sintomas e também sobre casos de contato próximo a pessoas suspeitas e/ou confirmadas de possuírem contágio do novo COVID-19.
Realizar a auto-avaliação antes de direcionar-se a um hospital é de grande ajuda aos serviços de atendimento hospitalar, já que ajuda a controlar a quantidade de pessoas circulando o ambiente - lembre-se, quanto menos pessoas reunidas melhor - e a amenizar o uso de leitos hospitalares, deixando-os vagos para pessoas que realmente necessitem dos mesmos.
Na seção de dicas do aplicativo há vários artigos que ensinam informações super importantes sobre a doença, como: Como se previnir? Quais os sintomas? Quais os métodos de prevenção?
Se você tem alguma dúvida sobre o mesmo, ali é um dos melhores lugares para se tirar informações, com fontes oficiais e que auxiliam na redução do contágio e também a manter as pessoas mais calmas diante da epidemia.
Na última aba temos algumas notícias nacionais sobre o progresso da situação até o momento, infelizmente a mesma não aparenta estar funcionando no momento pois não conseguimos carregar nenhuma notícia.