O Huawei P40 Pro lidera no ranking do DxOMark, sendo considerado pela equipe do site como o melhor smartphone no quesito fotografia. No entanto, quando este aparelho foi submetido ao teste de áudio, a situação mudou completamente e os resultados foram bem decepcionantes.
Se pararmos para pensar, isso não chega a ser uma surpresa levando em consideração a estratégia da Huawei em focar na fotografia, deixando outros aspectos importantes de lado, como um segundo alto-falante, por exemplo, algo que naturalmente compromete a reprodução e, consequentemente, resulta em notas mais baixas no DxOMark.
Além disso, a empresa removeu a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido, optando pela porta USB-C que também serve para carregamento. Isso também contribuiu negativamente no resultado final do teste, gerando uma pontuação inferior a de flagships antigos da própria Huawei, como Mate 30 Pro e até mesmo Mate 20 X de 2018.
No geral, o P40 Pro registrou 59 pontos, com uma subpontuação muito baixa em reprodução de áudio, algo que foi compensado no bom desempenho em gravação. A equipe revelou que a saída mono entrega um som abaixo do esperado, principalmente em volumes mais altos. Por outro lado, o novo topo de linha da Huawei obteve a melhor nota em gravação, tendo como destaque a gravação de reuniões e notas de áudio.
Vale lembrar que o P40 Pro já foi homologado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), bem como o P40 e P40 Lite. Portanto, existe uma boa possibilidade da Huawei lançá-los no Brasil em breve, mas assim como aconteceu lá fora, eles não terão os serviços do Google instalados de fábrica devido as sansões impostas pelos Estados Unidos.