Depois de um longo hiato sem trazer para o mercado smartphones que se encaixassem no segmento de topos de linha. A Motorola trouxe o Motorola Edge e o Motorola Edge+.
A versão "plus" da nova série Edge da Motorola traz tela que "abraça" o smartphone, ou seja, não temos bordas laterais e, além disso traz taxa de atualização de 90Hz.
E é exatamente sobre a tela que vamos falar. Não é a primeira vez que a Motorola sofre com problemas nas telas de seus smartphones, vale lembrar que as pessoas ainda não entendem a tecnologia shattershield trazida no Motorola Z2 Force, seu último topo de linha, antes do novo Motorola Edge+.
Sobre as especificações do smartphone, nada temos a pontuar, Snapdragon 865, 12GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno. Um monstro em performance, mas que não ficou no Top 10 do DXOMark quando o quesito são suas câmeras.
Além disso, a tela do Motorola Edge+ possui 6,7 polegadas, OLED, com taxa de atualização de 90Hz e suporte a HDR10. Mas em maio começaram os relatos sobre a presença de manchas roxas bastante visíveis nas bordas da tela depois de usar o smartphone por longos períodos de tempo.
- Sistema: Android 10
- Processador: Qualcomm Snapdragon 865
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento: 256 GB e UFS 3.0
- Tela - Tipo: OLED
- Tela - Tamanho: 6.7
- Tela - Resolução: 2340 x 1080
- Câmera principal: 108 MP, f/1.8, (wide), 1/1.33, 0.8µm, PDAF e OIS
- Câm. Selfie: 25 MP, f/2.0
- Bateria: 5000 mAh
- Carregador: 5W reverso, 18W e 15W Wireless
Motorola Edge Plus - Veja aqui a ficha técnica completa
Esses relatos diziam que tais manchas desapareceriam depois de deixar o smartphone fora de uso por um tempo, mas voltavam novamente após uso intenso. Depois que um usuário relatou o fato, parece que outros começaram a observar melhor suas telas e vários outros usuários relataram o mesmo problema e, agora, o post a respeito no fórum da Motorola possui mais de 8 páginas.
Ainda não se sabe ao certo a causa do problema, mas neste caso, parece que o problema pode ser resolvido via atualização de software. De acordo com um administrador do fórum da Motorola, a empresa está enviando uma atualização de software para corrigir o problema do "ponto roxo".
Essa atualização de software começou a chegar às unidades da Verizon na semana passada. O changelog menciona "melhor contraste e clareza da tela". Aparentemente, algumas unidades do Motorola Edge+ que instalaram a atualização tiveram o problema corrigido. No entanto, alguns usuários ainda estão vendo as manchas roxas e a tonalidade verde depois de assistir a vídeos ou usar o smartphone por muito tempo.
Para piorar as coisas, hoje, o administrador do fórum da Motorola postou outro comentário. Segundo ele, os problemas de exibição "podem estar avançados demais para serem resolvidos" com uma atualização de software em alguns casos.
Em outras palavras, a empresa acredita que a atualização pode corrigir o problema para alguns usuários, mas não para todos. Os usuários que ainda tiverem o problema após a atualização devem trocar o smartphone imediatamente. Isso indica que a atualização seja somente um paliativo e que pode somente estar adiando o inevitável.
Esse é um grande problema para usuários que gastaram mais de US$1.000 em um smartphone. Seguimos acompanhando, enfim, o dispositivo ainda não chegou ao Brasil. Mas pensando pelo lado bom, se é que há algum, quando o Motorola Edge e Edge+ chegarem no Brasil, teremos unidades livres de problemas.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.