O iPhone X, lançado em 2017, foi o primeiro smartphone da Apple com tela OLED e o terceiro com certificação IP67, que garante resistência à água por 30 minutos em até 1 metro de profundidade. No entanto, parece que esse recurso de proteção é bem melhor do que pensávamos.
Isso porque o marinheiro Clumsy Ben Schofield conseguiu recuperar seu iPhone X após quase uma semana perdido no mar e, para sua surpresa, o aparelho ainda estava funcionando, tendo carga suficente para que a tela fosse desbloqueada.
Se pararmos para pensar, o fato do smartphone ter conseguido sobreviver por seis dias, que têm 8.640 minutos, significa que a certificação superou os 30 minutos garantidos em 288 vezes. Além disso, o iPhone X de Ben foi encontrado em uma profundidade de 15 metros, que é 15 vezes mais do que o manual diz suportar.
O resgaste do aparelho levou seis dias para que a maré estivesse em seu momento mais baixo. Ben pediu a um amigo para mergulhar no local da queda, um porto de Scarborough, na Inglaterra. Após passar a mão na lama, foi possível encontrar o iPhone X com 3% de carga restante.
Em uma declaração, Ben disse: "Ele tinha apenas 3% de carga na bateria, então eu liguei na tomada e começou a carregar. Tudo funciona. Eu entrei em contato com a Apple e eles não acreditaram. Eles acreditam que a areia preencheu a entrada de recarga e isso o preservou".
Vale lembrar que estavamos falando de uma situação atípica que, por sorte, o aparelho continuou funcionando. Se você possui um smartphone com resistência à água, não recomendamos de maneira alguma que o limite permitido pelas certificações IP seja extrapolado.