Aproximadamente 15 mil jogos para iOS foram retirados da App Store chinesa, enquanto a Apple realiza ações na tentativa de cumprir os regulamentos do país. Segundo o site gamesindustry, a partir de amanhã todos os jogos irão exigir um número de publicação valido ou ISBN (International Standard Book Number). Este pré-requisito de publicação para os games mobile vem da China's National Press and Publication Administration (Administração Nacional de Imprensa e Publicação da China), órgão responsável pelos lançamentos de games no país.
Só no início deste mês, foi relatado pelo gamesindustry a retirada de aproximadamente 8000 aplicativos da App Store em apenas uma semana. Daniel Ahmad, analista da Niko Partners, que este número já está em 15 mil, provando que o governo chinês não está para brincadeira. Daniel ainda complementa dizendo que acredita que até o final do ano milhares de apps serão removidos.
"A Apple removeu cerca de 8.000 jogos desde 1º de julho, quando começou a exigir números de licença para jogos pagos ou games IAP operando na China."
No ano de 2016 os requisitos para se obter um ISBN valido foram passados para a lei chinesa e no mesmo ano a Play Store já se adequou e segue as regras há quatro anos. Enquanto isso, a Apple informou neste ano para os desenvolvedores e publicadores se adequarem as exigências até o dia 31 de julho.
A Apple tem a China como o mercado que mais gera receita para a sua loja de aplicativos mobile, a App Store. Segundo o site Sensor Tower, a receita estimada em 2019 para o mercado chinês é de US$12,6 bilhões.
O que você acha da atitude da Apple para com seus aplicativos no mercado chinês? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!