O Mi 9T foi lançado pela Xiaomi em junho de 2019, trazendo especificações interessantes e preço atrativo, uma "fórmula" que rendeu vendas impressionantes em diversos mercados, incluindo o Brasil. Agora, mais de um ano após sua chegada no mercado, foi possível descobrir que este aparelho guarda um segredo intrigante.
Através de uma postagem no Reddit, um usuário revelou que o sensor de digitais embutido na tela possui uma câmera. Apesar da qualidade da imagem ser muito baixa, o assunto levantou algumas questões de privacidade.
De acordo com a publicação, essa pequena câmera pôde ser acessada usando um aplicativo chamado "Activity Launcher", que dá acesso a funções escondidas do smartphone, como menus de calibração, por exemplo.
A Redditor found a hidden activity on a Xiaomi phone that lets you see the raw feed from Goodix's optical under-display fingerprint scanner.https://t.co/RKpjDTdgzG
— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) August 10, 2020
OEMs really shouldn't be leaving these debug apps in production builds... pic.twitter.com/fnEpvPZtol
Até o momento, não sabemos o motivo exato de existir uma câmera no leitor de digitais, mas talvez ela seja usada para ajudar de alguma forma no reconhecimento das linhas do dedo. Ainda assim, a comunidade do Reddit afirmou que isso chega a ser estranho e até mesmo suspeito.
Se você possui um Mi 9T e quer testar essa função escondida, tome muito cuidado, afinal, outros usuários tentaram repetir a proeza e o sensor de digitais parou de funcionar. Portanto, não recomendamos de maneira alguma o uso desse aplicativo, pelo menos não para acessar a câmera do leitor biométrico.
Ainda falando do Mi 9T, vale lembrar que ele entrou na lista de modelos compatíveis com a versão final do Android 11. Além disso, este aparelho também recebeu a versão estável da MIUI 12 em junho. Ou seja, se você procura um intermediário com bom suporte de software, câmeras decentes e tela com grande aproveitamento, pode apostar nesse modelo.