Após diversos rumores, a Asus finalmente apresentou a linha Zenfone 7, oferecendo aos consumidores dois modelos com hardware de ponta e tela com grande aproveitamento graças ao mecanismo de câmera flip, sendo ótimas opções no mercado de topos de linha.
O Zenfone 7, que é o aparelho mais "simples", traz diversas melhorias com relação ao seu antecessor. Mas será que essas mudanças são suficientes para fazer valer a pena sair do Zenfone 6? É isso que vamos mostrar nesse comparativo, esclarecendo tudo que mudou entre o sexto modelo, oficializado em maio de 2019, para o novo, que foi apresentado hoje (26).
Tela
O Zenfone 7 trouxe uma tela Super AMOLED de 6,67" com resolução de 2400 x 1080 pixels, suporte a HDR10+, vidro com proteção Gorilla Glass 6 e taxa de atualização de 90Hz. Já no Zenfone 6, temos um display IPS LCD menor de 6,4" com resolução de 2340 x 1080 pixels, apenas HDR10 e proteção Gorilla Glass 6.
Ou seja, o novo flagship da Asus vence seu antecessor nesse aspecto, principalmente se levarmos em consideração a tecnologia de tela, que entrega cores mais vivas e pretos mais intensos, e a alta taxa de atualização, que permite uma navegação mais fluida, especialmente durante os jogos.
Processador e memória
Como estamos falando de uma nova geração, o Zenfone 7 oferece um processador melhor, entregando aos consumidores o Snapdragon 865, aliado a 6GB ou 8GB de RAM e 128GB de armazenamento interno.
Por outro lado, apesar do Zenfone 6 trazer um chipset ligeiramente inferior, o Snapdragon 855, ele leva uma certa vantagem devido as capacidades de armazenamento interno: 64GB, 128GB ou 256GB. Com isso, os consumidores podem optar por uma versão mais barata.
Ainda assim, o Zenfone 7 consegue sair na frente por oferecer a tecnologia UFS 3.1, que garante uma leitura e escrita mais rápida, e processador com suporte ao 5G.
Câmeras
Esse é o ponto que o Zenfone 7 trouxe mais melhorias com relação ao seu antecessor. O novo flagship da Asus agora entrega três sensores, sendo o principal de 64MP, o secundário telefoto de 8MP com zoom óptico de 3x, e o terciário grande-angular de 12MP.
Câmeras do Zenfone 7:
- 64MP com abertura f/1.8
- 8MP (telefoto) com zoom óptico de 3x e abertura f/2.4
- 12MP (grande-angular) com abertura f/2.2
Quando olhamos para o Zenfone 6, ele chegou com dois sensores, sendo o principal de 48MP e o secundário grande-angular de 13MP.
Câmeras do Zenfone 6:
- 48MP com abertura f/1.8
- 13MP (grande-angular) com abertura f/2.4
Portanto, não há o que discutir: o Zenfone 7 também ganha nesse aspecto, não apenas por oferecer um sensor principal de maior resolução, mas também por disponibilizar um sensor telefoto, que aliado ao novo processador da Qualcomm, certamente entrega ótimos resultados.
Em gravação de vídeos, o Zenfone 7 também ganha do seu antecessor, dado que pode filmar em até 8K a 30fps, enquanto que no Zenfone 6 temos "apenas" 4K a 30fps.
Bateria e Software
Em software, o Zenfone 6 chegou ao mercado com Android Pie, mas já foi atualizado para o Android 10 e até mesmo entrou na lista de modelos compatíveis com o Android 11. Por outro lado, o Zenfone 7 já entrega a interface ZenUI 7 baseada no Android 10, contendo diversos recursos e melhorias interessantes que ainda não estão presentes no modelo de 2019.
Ambos trazem uma bateria de 5.000 mAh, mas a Asus melhorou a tecnologia de carregamento rápido no Zenfone 7, oferecendo 30W de potência contra os 18W do Zenfone 6.
Comparativo de especificações entre Zenfone 6 e Zenfone 7:
Conclusão
Olhando todos os aspectos, fica bem claro que o Zenfone 7 trouxe boas melhorias com relação ao seu antecessor, principalmente no processador, câmeras e tela, com uma tecnologia melhor e taxa de atualização de 90Hz.
Portanto, acreditamos que sim, vale a pena sair do Zenfone 6, afinal, aqueles que tomarem essa decisão estarão levando para casa um modelo com o segundo melhor chipset da Qualcomm no momento, câmeras aprimoradas e bateria com tecnologia que ajuda a carregar consideravelmente mais rápido, por exemplo.
Ainda assim, é bom lembrar que o Zenfone 7 chegou custando bem mais que o modelo de 2019, com a versão mais simples saindo por US$ 749 (R$ 4.100). Ou seja, você deve considerar se esse preço cabe no seu bolso.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.