Ontem (01), a Samsung oficializou o Galaxy Z Fold 2, seu novo smartphone dobrável que chega ao mercado com especificações de ponta e diversas melhorias com relação ao modelo de primeira geração, apresentado em fevereiro de 2019.
No entanto, sabemos que a Samsung também lançou outro smartphone dobrável nesse período, mais especificamente em fevereiro deste ano: estamos falando do Galaxy Z Flip. Ao contrário do Galaxy Fold, este modelo trouxe um design totalmente dirente, podendo ser considerando uma versão mais "acessível" no mercado de dobráveis.
Mas será que existem muitas diferenças entre o recém-lançado Galaxy Z Fold 2 e o Galaxy Z Flip? É isso que vamos mostrar para vocês nesse comparativo, esclarecendo as principais alterações feitas pela Samsung.
Tela
O Galaxy Z Fold 2 trouxe uma tela principal Dynamic AMOLED de 7,6" com resolução de 2208 x 1768 pixels, HDR10+ e taxa de atualização de 120Hz. Já no Galaxy Z Flip, temos um display Dynamic AMOLED menor de 6,7" com resolução de 2636 x 1080 pixels e HDR10+.
Com relação a tela secundária, no Galaxy Z Fold 2 a Samsung inseriu um painel Super AMOLED de 6,23" com resolução de 2260 x 816 pixels. Agora quando falamos do Galaxy Z Flip, ele possui um pequeno display Super AMOLED de 1,1" com resolução de 300 x 112 pixels, servindo apenas para ver às horas e notificações.
Ou seja, fica bem claro que o novo dobrável da Samsung leva vantagem, principalmente pelo fato dele entregar uma tela maior com taxa de atualização de 120Hz. Ainda assim, o aspecto tela pode ficar "ao gosto do freguês", dado que ambos possuem um sistema dobrável bem diferente.
Processador e memória
Levando em consideração que estamos falando de um modelo mais recente, o Galaxy Z Fold 2 oferece um processador melhor, entregando aos consumidores o Snapdragon 865+, aliado a 12GB de RAM e 256GB ou 512GB de armazenamento interno UFS 3.1.
Por outro lado, o Galaxy Z Flip foi lançado com Snapdragon 855+, que está longe de ser um chipset ruim, mas que ainda assim não oferece o mesmo desempenho do Snapdragon 865+. Fechando o conjunto, temos 8GB de RAM e 256GB de armazenamento UFS 3.0.
Olhando essas especificações, podemos dá outro ponto para o Galaxy Z Fold 2. Isso porque ele traz um processador mais potente, mais memória RAM e armazenamento interno, bem como uma tecnologia de leitura e escrita mais rápida.
Câmeras
O novo dobrável da Samsung chega ao mercado com câmeras traseiras triplas, todas de 12MP, sendo a principal com estabilização óptica de imagem, a secundária telefoto com zoom óptico de 2x e a terciária grande-angular com campo de visão de 123 graus.
Quanto ao Galaxy Z Flip, a gigante sul-coreana também inseriu câmeras de 12MP, mas desta vez temos apenas duas, com a principal entregando estabilização óptica de imagem e a secundária grande-angular oferecendo o mesmo campo de visão de 123 graus. Em câmera frontal, ambos foram lançados com sensor dedicado à selfies de 10MP.
Apesar dos dois modelos trazerem a mesma quantidade de megapixels, podemos dizer que o Galaxy Z Fold 2 sai na frente por sua versatilidade, dando aos consumidores um sensor telefoto com zoom óptico. Além disso, é bastante provável que a Samsung tenha melhorado o processamento de imagem neste dobrável.
Bateria e Software
Em software, o Galaxy Z Flip já recebeu a OneUI 2.5, nova interface da Samsung que estreou na linha Galaxy Note 20. Por outro lado, o Galaxy Z Fold 2 chegou com essa mesma versão. Com isso, podemos dizer que existe um empate, principalmente se levarmos em consideração que ambos receberão 3 anos de atualização do Android.
Agora no aspecto bateria, o cenário muda bastante, já que o Galaxy Z Fold 2 trouxe 4.500 mAh com carregamento rápido de 25W, enquanto que o Galaxy Z Flip entrega 3.300 mAh com carregamento rápido de 15W.
Comparativo de especificações entre Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold 2:
Conclusão
Olhando todos os aspectos, podemos concluir que, além de trazer boas melhorias com relação ao seu antecessor, o Galaxy Z Fold 2 também é a melhor opção com relação ao Galaxy Z Flip, principalmente no quesito processador, armazenamento e tela secundária.
Sendo assim, acreditamos que se você tem no bolso uma pequena fortuna para adquirir um smartphone dobrável, vale mais a pena ir direto no Galaxy Z Fold 2. Por outro lado, o Galaxy Z Flip é um pouco mais "barato" e ainda oferece especificações decentes e um design diferenciado, podendo ser uma ótima opção no mercado de dobráveis.
No geral, você terá que tomar a seguinte decisão: quer uma tela de 120Hz, processador da Qualcomm mais potente e bateria maior? Vai no Galaxy Z Fold 2. Agora se você não se importa em ter um chipset mais "antigo" e não sente necessidade de ter uma lente telefoto, por exemplo, pode ir sem medo no Galaxy Z Flip, principalmente levando em consideração que ele oferece um valor mais "baixo" com relação ao modelo mais recente, estando disponível no Brasil por R$ 8.999.
Apesar do Galaxy Z Fold 2 ter sido anunciado no Brasil, ainda não temos informações sobre o preço, mas podemos esperar um valor consideravelmente maior.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.