Durante o ano, cobrimos vários lançamentos de smartphones, com isso temos uma média de dispositivos lançados bem definida. A Samsung lidera, são muitos os smartphones lançados. Se pararmos para olhar esses lançamentos globalmente, dá pra perder a conta.
E, infelizmente, parece que a Motorola também está seguindo esse mesmo caminho. Claro, com menos dispositivos. Mas o que acaba ocorrendo com a Samsung, também ocorre com a Motorola, o consumidor chega na loja e fica na dúvida de que smartphone levar, diante de tanta variedade.
Mas será que o mais atual e caro, realmente é o melhor para você? Reformulo, será que você pode pagar um pouco mais barato para ter uma experiência igual ou ao menos parecida?
Olhando de perto o Moto G9 Plus e o Motorola One Fusion Plus, podemos dizer que praticamente não existem diferenças que façam com que você opte por gastar mais. Veja.
Android e Interface de usuário
Ambos os smartphones chegaram com Android 10. Provavelmente por isso, também receberão a atualização para o Android 11 e todas as suas funções e recursos agregados.
Ambos também possuem o Moto Ações, assim como todos os demais recursos que o sistema que entrega a experiência do "Android Puro" traz.
Design e Tela
Talvez tenhamos aqui, uma diferença perceptível e, mesmo assim, a tendência é escolher o smartphone que atualmente sai pelo menor preço.
O Motorola G9 Plus traz tela IPS LCD de 6,8 polegadas, com resolução FullHD+, entregando 386ppi de densidade de pixels, enquanto o Motorola One Fusion Plus, traz tela de 6,5 polegadas com a mesma tecnologia de tela e resolução, ou seja, possui densidade de pixels maior, 396ppi.
Vale lembrar aqui que o Moto One Fusion Plus traz câmera pop-up frontal entregando assim uma tela livre de furos ou entalhes, enquanto o Moto G9 Plus, possui um furo na lateral superior esquerda, que abriga sua câmera frontal.
Hardware
O Moto G9 Plus, chega trazendo processador Snapdragon 730G, enquanto o One Fusion Plus traz processador Snapdragon 730, a diferença aqui é praticamente nula. Ambos trazem também 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno.
Ou seja, os dispositivos possuem basicamente hardware base iguais.
Câmeras
Se você leu até aqui, deve estar pensando, agora veremos uma mudança! Mas, não. Ambos os smartphones trazem conjunto traseiro quádruplo de câmeras.
O Motorola G9 Plus possui sensor principal de 64 megapixels, sensor secundário de 8 megapixels ultra grande angular e mais dois sensores de 2 megapixels, um para medição de profundidade e outro para captura macro.
Já o Moto One Fusion Plus, possui também um sensor principal de 64 megapixels, o mesmo sensor secundário de 8 megapixels ultra grande angular e mais dois sensores, um de 2 megapixels para medição de profundidade para fotos com desfoque e um sensor de 5 megapixels para capturas macro.
Isso quer dizer que o One Fusion Plus, possui um sensor melhor para capturas macro. O restante do conjunto é igual.
E, por falar, seguimos com as semelhanças também na câmera frontal. Ambos os smartphones possuem câmera com 16 megapixels de resolução. Ah! Em tempo. Ambos os smartphones permitirão que você utilize pelo menos uma dezena de versões da GCam, afinal eles possuem processador da Qualcomm.
Bateria
Enfim a bateria, temos para o Moto G9 Plus, uma enorme bateria de 5.000mAh e, o Moto One Fusion Plus, também chega com a mesma capacidade de bateria.
Diferenças entre o Moto G9 Plus e o Moto One Fusion Plus
Tirando o nome, temos três diferenças que devem ser consideradas, ou não (Caetaneando). As duas primeiras diferenças são visíveis, temos dois dispositivos com tamanho e peso diferentes, O Motorola G9 Plus pesa 223 gramas, contra 210 gramas do One Fusion Plus e, com uma tela maior, o Moto G9 Plus tem suas dimensões também maiores, como você pode ver na capa que ilustra essa publicação.
A outra diferença está no interior dos smartphones. O Motorola G9 Plus é o único a trazer NFC, componente que não está presente no One Fusion Plus.
Dito isso, creio que a escolha mais acertada entre os dois modelos, seja o Motorola One Fusion Plus, afinal ele tem uma tela menor com a mesma capacidade de bateria, não tem NFC e traz um conjunto superior de câmeras se contarmos com a macro de maior resolução e o mais importante, ele hoje é comercializado por um preço inferior ao Moto G9 Plus.
Abaixo você poderá ver as especificações completas dos smartphones lado a lado e também suas opções de preço, lembrando que os preços são exibidos de maneira automática por nosso sistema, então pode haver mudanças e variações de acordo com a data de leitura deste comparativo.
Não deixe de comentar sobre o que você acha dos fabricantes lançarem tantos dispositivos tão parecidos uns com os outros no mercado. É pra confundir quem compra, ou é para ajudar?