A Motorola já lançou em 2020, acredite se quiser, 21 smartphones diferentes. Tudo bem, nem todos vieram para o Brasil, na realidade, que bom que nem todos vieram. Pois já está confuso escolher um smartphone da marca só com os que chegaram aqui no país.
Eu definitivamente sigo com o mesmo pensamento, isso é feito para confundir e não para auxiliar e entregar mais possibilidades para o usuário. Fizemos um comparativo entre o Moto G9 Plus e o Moto One Fusion Plus, então, nada mais justo que também apresentar as diferenças e semelhanças entre o Moto G9 Play e o Moto One Fusion.
Afinal eles chegaram juntos às suas variantes "Plus" com valor um pouco mais baixo e especificações mais modestas. Mas afinal, será que é tão difícil tomar a decisão sobre que smartphone comprar?
Olhando para os dispositivos, temos uma diferença clara, o conjunto de câmeras os diferencia, em design e versatilidade. Vamos falar um pouco mais sobre esses dois modelos.
Android e Interface de usuário
Tanto o Moto G9 Play, como o Moto One Fusion, trazem Android 10, se a Motorola irá atualizar ambos os modelos para o Android 11, vai. Quando? Não tenho a menor ideia e, acredito que nem a fabricante saiba neste momento.
A interface de usuário segue mudando pouco, trazendo o Moto ações e recursos adicionais de personalização, mas basicamente a Motorola segue entregando a tal experiência de "Android Puro" que basicamente todos os seus smartphones trazem.
Design e Tela
As semelhanças não estão somente no Android e em suas interfaces de usuário. O Motorola Moto G8 Play e o Moto One Fusion, possuem a mesma tecnologia de tela e também tamanho.
Estamos falando de painel IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução HD+ para ambos os smartphones. Além disso a câmera frontal está tanto no Moto G9 Play, quanto no Moto One Fusion, na mesma posição, no centro superior da tela, em um entalhe em forma de "V".
A semelhança entre os modelos olhando para suas telas é absurda, até a posição lateral dos botões de volume e liga/desliga é a mesma.
Hardware
O Moto G9 Play, apesar de mais atual, traz processador da série 600 da Qualcomm, o Snapdragon 662, já o Moto One Fusion traz processador da série 700, o Snapdragon 710, entregando um pouco mais de performance, quase chegando junto do Moto G9 Plus e Moto One Fusion plus. Ambos trazem também 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Logo, temos aqui uma vantagem para o Motorola One Fusion.
Câmeras
O Moto G9 Play, chegou ao mercado com conjunto triplo de câmeras, enquanto que o Moto One Fusion, possui um sensor a mais, tornando-se mais versátil. E você verá a seguir que as configurações do One Fusion são superiores.
O Motorola G9 Play possui sensor principal de 48 megapixels, uma grande diferença se comparado ao seu antecessor, um sensor secundário macro de 2 megapixels e um outro sensor para medição de profundidade, também de 2 megapixels.
O Moto One Fusion, também possui também um sensor principal de 48 megapixels, mas traz sensor secundário de 8 megapixels ultra grande angular e mais dois sensores, um de 2 megapixels para medição de profundidade para fotos com desfoque e um sensor de 5 megapixels para capturas macro. Temos aqui os mesmos sensores secundários presentes no Moto One Fusion Plus. Isso torna o Moto One Fusion mais versátil.
A câmera frontal de ambos os smartphones também é a mesma e, como citado anteriormente, estão também na mesma posição. Ambos os smartphones possuem câmera com 8 megapixels de resolução.
Bateria
Assim como no Moto G9 Plus e também no Moto One Fusion Plus, a bateria presente nos irmãos menores, também é de 5.000mAh, entregando uma autonomia excelente, levando em consideração o tamanho de tela e também resolução utilizada pela Motorola para ambos os modelos.
Diferenças entre o Moto G9 Play e o Moto One Fusion
Temos aqui, ainda menos diferenças, se compararmos o Moto G9 Plus e o Moto One Fusion Plus. O design da traseira dos smartphones são diferentes, assim como o conjunto de câmeras, os processadores também são diferentes, com vantagem para o One Fusion com o Snaprdragon 710 e, vale pontuar aqui que o Moto One Fusion permite gravação de vídeo com a câmera principal traseira de até 4K com 30fps, enquanto o Moto G9 Play, grava em FullHD com 30 fps.
Dito isso, vemos que apesar de estar habituado com a série Moto G, o usuário da Motorola pode e deve olhar para os outros modelos lançados pela empresa. Atualmente a diferença de preço entre esses modelos é de irrisórios R$10, ou seja, não faz sentido algum optar por um smartphone com menos poder de processamento e conjunto de câmeras menos versátil. O ponto vai novamente para a série Moto One, neste caso o Fusion.
Abaixo você poderá ver as especificações completas dos smartphones lado a lado e também suas opções de preço, lembrando que os preços são exibidos de maneira automática por nosso sistema, então pode haver mudanças e variações de acordo com a data de leitura deste comparativo.
Não deixe de comentar sobre o que você acha dos fabricantes lançarem tantos dispositivos tão parecidos uns com os outros no mercado. É pra confundir quem compra, ou é para ajudar?