Já é sabido de muitos que a GCAM - câmera nativa do Google Pixel - libera o potencial máximo das câmeras de outros dispositivos também. Atualmente há um vasto material disponível na internet ensinando e disponibilizando a apk da Gcam pra você testar em seu smartphone. Mas será que a Gcam no Galaxy M51 funciona mesmo? É exatamente isso que a gente vai ver agora.
Cuidado com a segurança
Vale o aviso antes da gente prosseguir: A instalação da Gcam não passa pela Play Store, o que abre uma brecha para você, se não prestar a devida atenção, instalar aplicativos maliciosos em seu aparelho. Portanto, procure sempre ter certeza do que está fazendo.
FICHA TÉCNICA
O Samsung Galaxy M51 foi lançado em 31/08/2020. Ele chega com processador Qualcomm Snapdragon 730 Octa-core (2x2.2 GHz Kryo 470 Gold e 6x1.8 GHz Kryo 470 Silver), GPU Adreno 618 , memória RAM de 6 GB, e armazenamento interno de 128 GB. A bateria é de incríveis 7000 mAh com carregador de 25W.
A tela é de 6.7" com resolução FullHD Plus - tem densidade de pixels de 393 ppi e usa tecnologia Super AMOLED Plus com proteção Gorilla Glass 3.
O conjunto de câmeras traseiras é composto por:
- Um sensor de 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.72, 0.8µm e PDAF;
- Um sensor de 12 MP, f/2.2, 12mm (ultrawide)
- 5 MP, f/2.4, (macro)
- 5 MP, f/2.4, (profundidade)
- A câmera frontal é de 32 MP, f/2.0, 26mm (wide), 1/2.8 e faz vídeos: 4K - 30 FPS
- Ele faz vídeos: 4K - 30 fps
- Sistema: One UI 2.1 e Android 10
- Processador: Qualcomm Snapdragon 730
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento: 128 GB
- Tela - Tipo: Super AMOLED Plus
- Tela - Tamanho: 6.7
- Tela - Resolução: 2400 x 1080
- Câmera principal: 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.72, 0.8µm e PDAF
- Câm. Selfie: 32 MP, f/2.0, 26mm (wide), 1/2.8
- Bateria: 7000 mAh
- Carregador: 25W
Samsung Galaxy M51 - Veja aqui a ficha técnica completa
O Galaxy M51 vem de fábrica com Android 10 e OneUI 2.1 Core - uma versão lite da interface Samsung (que funciona muito bem). Os donos deste aparelho podem ficar tranquilos pois o Android 11 está garantido.
GCAM
Afinal, o que é GCAM? Para quem não sabe, a Gcam nada mais é que a câmera do Google. Ela vem de forma nativa nos smartphones Google Pixel, porém os internautas e desenvolvedores conseguiram extrair o código do aplicativo para adaptar para a grande maioria dos smartphones da atualidade.
Encontrei uma Gcam funcionando no site CyanogenMods. Lá constam pelo menos três versões da Gcam para o Galaxy M51. Como o app é experimental, algumas funcionalidades da Gcam podem não funcionar no seu aparelho. Por uma questão de evitar ao máximo baixar um aplicativo cheio de falhas, fiz download da versão 7.3 da Gcam.
Para instalar o apk é preciso autorizar que o Android instale aplicativos externos. O processo de instalação é simples. Você usa um cabo USB para transferir o apk para dentro do smartphone ou então faz o download diretamente pelo aparelho.
GCAM funciona parcialmente
Infelizmente a Gcam que instalei não funciona em todas as funções disponíveis na câmera nativa. Até havia a possibilidade de ativar os sensores Ultrawide e Macro, mas ao selecioná-los para tirar fotos, o app quebrava e eu tive de reinstalá-lo três vezes. Então ficou decidido o seguinte: vamos testar apenas o sensor principal de 64MP.
Ps: pra ver fotos e vídeos com as demais lentes do Galaxy M51, veja o Review e o comparativo com o Galaxy A71 que estão disponíveis aqui.
OS TESTES
Os testes consistem em nada mais que utilizar a câmera nativa do Galaxy M51 e a Gcam em situações diferentes, explorando as lentes disponíveis e o máximo dos recursos do aparelho. Sendo assim, faremos os seguintes testes:
Câmera frontal:
- Selfies diurnas
- Selfies noturnas
- Vídeos de dia e de noite
Câmera traseira:
- Fotos diurnas
- Fotos noturnas
- Modo Retrato
- Vídeo de dia e de noite
Como você pode ver nesse comparativo, as fotos da câmera traseira ficam praticamente iguais, muito semelhantes mesmo. Eventualmente o balanço de branco de um app ou outro poderia ficar desigual, mas não foi o caso. Ponto positivo para os dois apps. O mesmo pode ser dito na foto noturna com a câmera principal.
Já nas selfies, notei uma diferença de definição e cores mais vivas, puxadas para tons quentes na Gcam. Parece muito que o modo HDR está ativo apenas na Gcam (o que não é verdade). Neste caso eu voto na Gcam.
Curiosamente, nas selfies noturnas quem apresentou mais definição e fotos melhores foi o app nativo. Na Gcam as fotos ficaram bem borradas, mesmo em ambientes mais iluminados.
Quando gravei os vídeos, outra decepção. A imagem na Gcam ficou borrada e bem ruim. Fico com os vídeos do app nativo. Aliás, assista ao vídeo dos testes pra ver que a gravação da apresentação utiliza a câmera e o áudio nativos e sem qualquer tipo de edição para mostrar que você pode produzir conteúdo bacana com seu Galaxy M51.
CONCLUSÃO
E aí? vendo a comparação entre as fotos e os vídeos, você acha bacana ter a Gcam instalada no seu Galaxy M51? Como o aparelho tem 128GB de armazenamento, eu digo que vale única e exclusivamente para as selfies. Os vídeos ficam ruins e na camera principal você não consegue utilizar o sensor ultrawide (que eu gosto muito), tampouco o sensor macro. Então se tiver que escolher apenas um app para manter no celular, eu escolho o app nativo da câmera.
Me conta aí nos comentários o que você acha! Não esquece de se inscrever lá no Youtube pra ver muito conteúdo bacana! Abraço.