A OPPO revelou a tecnologia que será empregada em seu próximo smartphone, aparelho que trará um hardware potente e uma tela "enrolável" projetada para ser durável e trazer maior conforto para o usuário.
O dispositivo ainda está em sua fase de testes, porém é esperado que seja revelado oficialmente ainda neste ano. O preço ainda é desconhecido, mas é provável que a versão global custe mais de R$ 20.000, se levarmos em consideração outros modelos semelhantes e que já estão disponíveis para compra.
Tecnologia da OPPO
Em um vídeo divulgado no canal oficial da OPPO no YouTube a empresa apresenta sua tecnologia para smartphones dobráveis através do chamado "OPPO X 2021", modelo que traz recursos inovadores para o segmento, indo na contramão de outras fabricantes que optaram por displays com algum tipo de dobra.
A tela OLED possui 6,7" no modo de retração e expande para 7,4 polegadas quando o usuário ativa a função para aumentar o tamanho do display, tornando-o bem semelhante a um tablet e aumentando a imersão em games.
A ação para expandir o tamanho do aparelho é feita por dois motores de rolamento que usam engrenagens que se encaixam no chamado lâminado Warp Track, que é semelhante a uma correia dentada. O lâminado é feito de aço de alta resistência para permitir que seja resistente e fino - em sua parte mais fina mede apenas 0,1 mm - mas forte o suficiente para suportar a tela.
Leia também:
Outras fabricantes
O conceito que foi desenvolvido pelos engenheiros da OPPO é totalmente novo e diferente do que estamos acostumados a ver em projetos de outras fabricantes, sendo o mais comum ter algum tipo de dobradiça no meio do celular para que seja feito o aumento da tela.
Apenas para exemplificação, veja na imagem abaixo o Galaxy Z Fold 2, smartphone dobrável da Samsung e que traz o recurso de dobra central.
As demais marcas também seguem o mesmo modelo acima, alternando apenas alguns detalhes na construção do dispositivo, como o tipo de componente utilizado ou as dimensões, por exemplo.
O OPPO X 2021 não pode ser chamado de "dobrável" justamente por não possuir uma dobradiça, embora o objetivo seja o mesmo: garantir um design compacto mas que possa ser expandido.
Assista ao vídeo:
Fonte: GSM Arena.