Através de uma compilação do preview para desenvolvedores que foi vazada, foi confirmado que no Android 12 haverá um recurso que fará com que os aplicativos entrem em modo de hibernação caso eles não estejam sendo utilizados. O objetivo é liberar espaço do armazenamento interno no dispositivo, pois o sistema irá excluir os arquivos temporários destes aplicativos "abandonados" pelo usuário. A informação veio através do site xda-developers, onde foi utilizado engenharia reversa no APK para descobrir a funcionalidade.
Ao lançar o terceiro preview para desenvolvedores do Android 11, a Google implementou uma nova funcionalidade chamada "revogação automática de permissões". Este recurso permite que sejam removidas as permissões concedidas aos aplicativos caso o usuário passe meses sem acessar o app. Depois que foi disponibilizada a versão estável do Android 11, a Google revelou mais detalhes sobre a nova funcionalidade, incluindo uma imagem que mostra um aviso na seção de notificações dizendo ao usuário dizendo que "aplicativos não utilizados" tiveram suas permissões revogadas automaticamente.
Google está aprimorando recursos relacionados a "aplicativos não utilizados"
Ao que parece, a Google está aprimorando o recurso citado acima no Android 12 e fazendo com que o conceito de "aplicativos não utilizados" se expanda e faça com que apps entrem em hibernação. Desta forma, além de revogar as permissões do aplicativo, o Android 12 irá apagar os arquivos temporários para liberar espaço de armazenamento ocupado sem motivo aparente.
Onde a funcionalidade de hibernação de apps foi acessada
O xda-developers ativou a função de "aplicativos não utilizados" na seção de "informações do aplicativo" disponÃvel em cada app. Neste local, há uma chave de "auto revogar permissões" do Android 11 (chamado depois de "remover permissões se o aplicativo não for utilizado". Para acessar este local foi acessado as configurações do aplicativo, selecionado o botão "informações do aplicativo" na subpágina "permissões do aplicativo".
O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!