O Poco M3 é um smartphone da Xiaomi, que busca agradar a uma fatia de mercado enorme no Brasil: os smartphones intermediários. Sem dúvidas, este aparelho aparece como uma das melhores opções até os R$ 1500,00. Nós já fizemos uma análise se Vale a Pena comprar este smartphone aqui no site (clica no link), e neste review você viu que na parte das câmeras eu lamento dois pontos - ao meu ver - negativos e exalto os pontos positivos do Poco M3.
Mas como tudo que já está OK, pode melhorar, instalamos a Gcam, através do app Gcamator e vamos ver se as fotos do Poco M3 ficam melhores que as do app nativo. Vale ressaltar que, normalmente, os smartphones da Xiaomi aceitam bem o app do Google e suas fotos ficam bem melhores. No entanto, lembro também que a gente não está fazendo root nos aparelhos, portanto, pode ser que o resultado não seja o esperado. Só tem um jeito de descobrir. Vamos nessa?
Especificações
O Poco M3 foi lançado no dia 24 de setembro de 2020. Ele possui um tamanho bom: 162,3mm x 77,3mm x 9.6mm e pesa 198g. Sua carcaça é de plástico com face frontal em vidro. Equipado com processador Snapdragon 662 Octa-core (4x2.0 GHz Kryo 260 Gold e 4x1.8 GHz Kryo 260 Silver), 4GB de memória R.AM e 128GB de armazenamento interno
O display do Poco M3 é um IPS de 6,53 polegadas com resolução fullHD+, 395ppi e proteção Gorilla Glass 3. Um dos pontos fortes desse aparelho é sua bateria de 6000mAh.
- Sistema: MIUI 12 e Android 10
- Processador: Qualcomm Snapdragon 662
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento: 64 GB e 128 GB
- Tela - Tipo: IPS
- Tela - Tamanho: 6.53
- Tela - Resolução: 2340 x 1080
- Câmera principal: 48 MP, f/1.8, (wide) e PDAF
- Câm. Selfie: 8 MP, f/2.1, (wide)
- Bateria: 6000 mAh
- Carregador: 18W
Xiaomi POCO M3 - Veja aqui a ficha técnica completa
Câmeras
A câmera principal é composta por três lentes:
48 MP Wide principal;
2 MP F2.4 Macro;
2 MP F2.4 Profundidade.
Para este redator, a lente macro poderia ser substituída por uma lente ultrawide - aquela que dá um olhar estilo "olho de peixe" e aumenta o ângulo da visão.
Gcam
O que é GCAM, afinal? Para quem não sabe, a Gcam nada mais é que a câmera do Google. Ela vem de forma nativa nos smartphones Google Pixel, porém os internautas e desenvolvedores conseguiram extrair o código do aplicativo para adaptar para a grande maioria dos smartphones da atualidade.
Como eu já disse a gcam instalada através do aplicativo Gcamator, disponível na Play Store, ele encontra automaticamente a gcam disponível para o seu modelo. Se por acaso ele não estiver disponível, você pode testar em aparelhos semelhantes da mesma marca do seu - como por exemplo, o Poço X3. Essa é uma boa dica, se por acaso você não encontrar uma gcam para o seu smartphone, teste a gcam de algum smartphone primo.
Os testes
Os testes consistem em nada mais que utilizar a câmera nativa do Poco M3 e a Gcam em situações diferentes, explorando as lentes disponíveis e o máximo dos recursos do aparelho. Sendo assim, faremos os seguintes testes:
Câmera frontal:
- Selfies diurnas
- Selfies noturnas
- Modo Retrato
Câmera traseira:
- Fotos diurnas
- Fotos noturnas
Então vamos analisar as fotos feitas com a câmera nativa e com a Gcam no Poco M3. A começar pela câmera principal, podemos ver que, claramente, as fotos feitas com a Gcam tem mais definição. Na parte das cores, não há uma melhora significativa - as fotos ficam boas nas duas ocasiões e não há grandes diferenças na cor do céu, por exemplo. Eu noto, no entanto, uma valorização das cores verdes, como na grama. Para concluir, a incidência de luz nas fotos é mais controlada pela Gcam que pela câmera nativa.
Mas e na câmera frontal é possível notar diferença?
Meu amigo, a câmera frontal nem parece ser do mesmo celular. A melhoria é gritante! Temos mais contraste, cores mais reais, definição e controle da incidência de luz. A Gcam dá um banho na câmera nativa do Poco M3. Destaque para a selfie em ambiente com menos iluminação (um quarto com janelas fechadas mas porta aberta). Tem ainda uma foto com modo retrato em que estou utilizando um fone de ouvido - e o recorte fica quase perfeito, além do já tradicional ganho de nitidez.
A Gcam melhorou as fotos do Poco M3?
A conclusão é óbvia, não é mesmo? Vale a pena demais instalar a Gcam no seu Poco M3. É fácil, rápido e o resultado é muito superior! Tem uma questão que é a câmera macro (2ª lente do conjunto principal) que não aparece disponível na Gcam, mas como você vai manter a câmera nativa no smartphone, sempre que precisar de uma foto de pertinho, basta abrir o app nativo.
E você o que me diz? A Gcam melhora as fotos do Poco M3? Comente abaixo qual delas você mais curtiu. Não esqueça de compartilhar esse post para mais gente ter acesso a ele. Se você ainda não é inscrito em nosso canal do Youtube, corre lá para se inscrever que temos muitos outros conteúdos relacionados ao seu interesse.
Um abraço e até a próxima.