Há alguns dias a gente lançou um comparativo de dois aparelhos facilmente encontrados na busca por smartphones bons e baratos, o Galaxy M21s e o Poco M3. Hoje nós vamos comparar as especificações, desempenho no dia a dia, autonomia da bateria e resultado das câmeras de outros dois aparelhos, desta vez mais qualificados e caros. Estamos falando do Poco X3 e o Realme 7 5G.
Eles têm algumas especificações semelhantes, como armazenamento, bateria quase igual e processadores equivalentes. Dá para chutar qual deles leva a melhor? É o que nós vamos descobrir a partir de agora.
Ficha técnica
O Poco X3, você já ouviu falar dele, foi lançado em setembro do ano passado com processador Snapdragon 732G, 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento e bateria de 5160 mAh. O display é IPS de 6,67" FHD+ com 120Hz e proteção Gorilla Glass 5 de proteção. O conjunto de câmeras principal tem lentes de 64MP f2.1, 13MP ultrawide f2.2, 2MP Macro f2.4 e 2MP f2.4 de profundidade. A câmera frontal é de 20MP f2.2. Os vídeos são 4k30fps na principal e FHD30fps na câmera frontal.
- Proteção Água: IP53
- Sistema: MIUI 12 e Android 10
- Processador: Qualcomm Snapdragon 732G (8 nm)
- Memória RAM: 6 GB e 8 GB
- Armazenamento: 64 GB, 128 GB e UFS 2.1
- Tela - Tipo: IPS
- Tela - Tamanho: 6.67
- Tela - Resolução: 2400 x 1080
- Câmera principal: 64 MP, f/1.9, (wide) e PDAF
- Câm. Selfie: 20 MP, f/2.2
- Bateria: 5160 mAh
- Carregador: 33W
Xiaomi POCO X3 - Veja aqui a ficha técnica completa
Já o Realme 7 5G tem processador Mediatek Dimensity 800U 5G, 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. A bateria é de 5000mAh. Seu display também é IPS FHD+ com 6,5" de 120Hz e proteção Gorilla Glass 3. Nas câmeras, um conjunto principal de quatro lentes (48MP f1.5, 8MP f2.3 ultrawide, 2MP f2.4 Macro e 2MP f2.4 de profundidade. Os vídeos da câmera traseira são 4K30fps. Já na câmera frontal são 16MP f2.1 e vídeo FHD30fps.
- Sistema: Realme UI e Android 10
- Processador: Mediatek Dimensity 800U 5G MT6873
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento: 128 GB
- Tela - Tipo: IPS
- Tela - Tamanho: 6.5
- Tela - Resolução: 2400 x 1080
- Câmera principal: 48 MP, f/1.8, (wide) e PDAF
- Câm. Selfie: 16 MP, f/2.1
- Bateria: 5000 mAh
- Carregador: 30W
Realme 7 5G - Veja aqui a ficha técnica completa
A ficha técnica está aí, então, vamos analisar quesitos como design e display, hardware e performance, bateria, câmera e software, além de avaliar os preços e definir qual smartphone é o melhor para se comprar.
Design e Display
Muito bem. O design dos aparelhos apresenta boas diferenças, como a posição das câmeras - tanto a câmera principal quanto a frontal. Na parte traseira, o Poco X3 acomoda suas lentes bem ao centro do aparelho, na parte superior. O conjunto de lentes fica posicionado num calombo na horizontal. Já o Realme 7 tem suas lentes em um calombo menor e posição vertical. Os dois aparelhos tem detalhes na tampa traseira que fogem do classicão liso. No Realme trata-se de uma faixa levemente mais brilhante na lateral esquerda. O Poco X3 tem uma faixa central na vertical com linhas diagonais.
O botão de volume no Poco X3 é feito em peça única, junto do botão power (que também é o sensor de impressão digital). No Realme o Power também acomoda o sensor ID, porém os botões de volume independentes ficam na outra lateral.
Como você já viu na ficha técnica, ambos tem display IPS FHD+ de 120Hz, a diferença está no tamanho do display (praticamente nada) de apenas 0,17" e a proteção Gorilla Glass 3 para o Realme e 5 para o Poco X3. Na prática, teoricamente, o display do Poco X3 tem menos chances de sofrer com as quedas do aparelho em seu uso diário.
Ambos têm a câmera sob a tela, porém o Realme traz a câmera frontal no canto superior esquerdo, enquanto o Poco X3 bem ao centro.
Apesar desses pequenos detalhes, as telas são iguais no quesito qualidade, portanto, há um empate técnico aqui. Mas e o desempenho?
Performance
Eis um tópico importante para a gente decidir qual é o melhor smartphone nessa batalha. Evidentemente o Snapdragon 732G do Poco X3 é mais conhecido e familiar da maioria. Já o Mediatek Dimensity 800U do Realme 7 pode levantar suspeitas, mas trata-se de um processador muito semelhante ao do seu concorrente, levando, inclusive vantagem nos testes de benchmarking. Nos testes feitos aqui no Oficina da Net - você pode conferir os smartphones com melhor performance aqui - o Realme 7 5G ficou na frente do Poco X3 em todos os apps de benchmarking, como o 3D Mark, AnTuTu, Geekbench 5, entre outros.
Mas estes resultados refletem melhor performance no dia a dia?
Bom, no teste de jogos, o famoso Roda Liso, o desempenho de ambos foi bacana. Na pontuação o resultado ficou dividido, com o Realme à frente em alguns games e o Poco X3 em outros. Eles ficam muito parecidos no desempenho.
No dia a dia então, não há qualquer motivo para se preocupar com o desempenho desses dois. A experiência é fluida e sem travamentos.
Bateria
Ok, até agora só ficamos em cima do muro sem muita opção de escolha, afinal, os dois aparelhos são bons. Fazer o que? Será que a bateria vai desempatar? O Realme 7 5G tem uma bateria de 5000 mAh redondos, enquanto o Poco X3 tem 5160mAh. São 160 mAh que, na teoria, garantem mais tempo de autonomia, não é mesmo? Não tanto assim.
No mesmo Roda Liso, os testes mostraram que o Realme 7 supera as 8h de autonomia em alguns games, como Asphalt 9 e Arena of Valor. O Poco X3, no entanto, não passou das 6h em PUBG, por exemplo. O que explica essa autonomia tão baixa, se comparada a de seu concorrente? Um dos possíveis indícios pode ser a construção em 7nm do processador Mediatek - que fornece mais eficiência energética ao aparelho (o SD 732G é construído em 8nm).
Apesar disso, tanto com o Realme 7 quanto com o Poco X3 você terá um dia e meio de uso moderado sem problemas com a tomada. Aliás, o carregador do Poco X3 é mais potente que o do Realme 7, são 33W contra 30W.
Portanto, na bateria quem leva a melhor é o Realme 7 5G.
Câmeras
Chegamos às câmeras, talvez em 2021 o grande ponto de decisão sobre qual smartphone investir nosso suado dinheirinho. Nessa batalha temos dois conjuntos semelhantes, que oferecem o mesmo número de "armas". Falo de uma lente principal, uma lente ultrawide, uma lente macro e aquela lente que auxilia nos efeitos de profundidade.
Eu gostei das fotos feitas tanto pelo Realme quanto pelo Poco X3. Achei a definição do Poco X3 melhor no geral e o balanço de cores do Realme mais próximas do mundo real - as cores no Poco X3 pendem mais para tons azulados. É uma decisão difícil. Deixe um comentário pra gente sobre qual câmera você curtiu mais vendo essa galeria de fotos.
Da mesma forma, a câmera frontal faz belas selfies em ambos. Novamente com cores mais quentes no Realme 7 e um pouco mais de definição no Poco X3. De um modo geral, eu fico com o Poco X3 nesse tópico; o software nativo da câmera soube identificar melhor os cenários, as cores e o recorte dos retratos. Mas lembre-se de ativar o HDR para extrair o melhor do cenário junto do objeto focalizado.
Software
O sistema operacional é Android 10 para os dois smartphones e, apesar das personalizações próprias de cada fabricante, o sistema dos aparelhos é muito semelhante. Claro que cada fabricante coloca ícones de sua autoria, efeitos de visualização próprios e tudo mais. Mesmo assim, a experiência de uso em ambos é praticamente igual - o que abre um leque de opções se você vir a trocar um smartphone pelo outro. Não haverá grandes dificuldades em manuseá-los.
Novo empate!
Preço
Eu sei que você queria que as câmeras fossem desempatar esse jogo, mas eu creio que é no preço que mora o grande diferencial entre o Poco X3 e o Realme 7 5G. O primeiro, vendido pela loja da Xiaomi no Brasil, ultrapassa os 3 mil reais. No entanto, via Amazon e outros sites de marketplace, é possível comprar o Poco X3 por pouco mais de R$ 1799.
Compre o Realme 7 5G aqui - https://tidd.ly/3icJ4pG
O Realme, no entanto, é encontrado atualmente em lojas como Americanas, Submarino e outras, por R$ 2469. Eu encontrei o Realme 7 LTE (4G) na Amazon, mas as especificações dele são diferentes da versão com 5G e portanto, fugiria do nosso comparativo.
Conclusão
Considerando a discrepância do preço, comparando os benefícios em relação às câmeras, o design, display e performance; e descontando a menor eficiência da bateria, eu ficaria com o Poco X3. Seu valor via marketplace é bem abaixo do que encontramos com o Realme 7 5G e muito justo pelo que o smartphone tem a oferecer.
Apesar disso, o Realme 7 5G tem no nome um diferencial que pode ser decisivo ali na frente, que é o suporte para tecnologia 5G - ainda não sabemos quando o 5G vai chegar no Brasil, é verdade, mas ainda assim é um diferencial. Além disso a bateria com mais poder energético e o smartphone teve um desempenho muito bom em games, no dia a dia com as câmeras. Então, se você gostou do que ele tem a oferecer e está disposto a pagar mais por isso, o investimento também vale a pena.
Um abraço e até a próxima.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.