Analisamos dois smartphones equiparados em termos de especificações, e a partir de agora, vamos tentar trazer a vocês comparativos de velocidade, chamados de SpeedTest, onde vamos pôr lado a lado celulares que competem no mercado, mostrando qual deles tem maior capacidade em performance para uso diário. Espero que curtam o conteúdo, já deixem nos comentários, quais outros aparelhos gostariam de ver nos testes e também, se teria mais alguma atividade que poderíamos colocar nos testes para analisar.
SpeedTest, como funciona?
Analisamos 7 diferentes atividades, dentre elas estão tempo de leitura de impressão digital, três aplicativos de benchmark, um para uso geral, outro focado em gráficos e por fim um para analisar a velocidade de gravação de arquivos dentro do celular, esse em específico mostra o quão veloz é a unidade de armazenamento interna. Testei também copiar arquivos do celular para o computador, como você faria aí na sua casa se fosse fazer backup das fotos do celular para um computador. Abertura de aplicativos é outra rodada de testes, são 15 aplicativos que abro monitorando o tempo e por fim um teste de temperatura, onde rodou o aplicativo AnTuTu em teste de estresse.
O resultado desse teste mostra qual deles esquenta mais, qual dele tem mais performance.
Poco X3 vs Moto G60: Qual é o mais potente?
Os dois celulares analisados no primeiro teste são o Poco X3 contra o Moto G60, onde vocês votaram na enquete da comunidade do Youtube. Os dois contam com o processador Snapdragon 732G, tem 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno. Os dois contam com 120Hz de taxa de atualização (errei no vídeo onde havia dito que Poco X3 tinha 90Hz), porém em bateria são 6000mAh no G60 contra 5160mAh do Poco X3, os dois seriam praticamente idênticos. Será que essa similaridade deles reflete também nos testes?
Comparativo de fichas técnicas
Teste 1: Leitor de impressão digital
No primeiro teste, analisamos a velocidade de leitura da impressão digital. O teste consiste em desbloquear, esperar abrir a tela, bloquear novamente e repetir o processo por 10x. São feitos três vezes o mesmo procedimento com cada celular para tirar um tempo médio e garantir que a percepção humana seja atenuada e tenhamos resultados fiéis.
O resultado do teste foi o Poco X3 com 19.3 segundos de média contra 19.7 segundos do Moto G60. Certamente um empate técnico.
Placar: Moto G60 1 x 1 Poco X3
Teste 2: AnTuTu Benchmark
O segundo teste foi usando o aplicativo AnTuTu Benchamark. Os dois rodaram por três vezes cada teste, onde foi feita a média de valores. O que podemos ver nesse teste foi o POCO X3 mais consistente nos números, enquanto o G60 fez o melhor resultado no primeiro teste e foi decaindo depois. Na média geral, os dois novamente empataram, foram muito próximos os valores.
Placar: Moto G60 2 x 2 Poco X3
Teste 3: 3D Mark
Agora o terceiro teste foi usando aplicativo 3D Mark no teste Wild Life, aqui tivemos grande disparidade entre os testes. O 3D Mark avalia, como o nome já diz, a capacidade gráfica do aparelho. No POCO X3 tivemos em média nos três testes 840 frames, contra 1.117 de média do G60. O 3D Mark é um app que usamos também no Roda Liso. Agora eu pergunto: seria a diferença de taxa de atualização de tela responsável pela diferença dos resultados? Comente.
Placar: Moto G60 3 x 2 Poco X3
Teste 4: Pass Mark
O quarto teste é a gravação na memória interna, o teste Pass Mark avalia leitura e gravação da memória interna, qual deles é mais rápido para salvar arquivos? Nos testes o Moto G60 em leitura ficou com média de 294MB/s contra 288MB/s do Poco X3, em gravação tivemos em média 180MB/s no G60 contra 175MB/s no X3. Para mim, esses valores são equivalentes e dificilmente você vai notar diferença nas ações cotidianas, portanto, de novo empate.
Placar: Moto G60 4 x 3 Poco X3
Teste 5: Cópia de arquivos
O teste cinco, consiste em copiar uma pasta com 2.65Gb de arquivos, são 119 arquivos de vídeos e fotos. Foi utilizado o mesmo computador, mesmo cabo e porta USB para transferência dos arquivos do CELULAR para o COMPUTADOR. E pasme, os três testes nos aparelhos deram em média 84s para cópia, nos dois aparelhos. Mais um empate.
Placar: Moto G60 5 x 4 Poco X3
Teste 6: Abertura de aplicativos
O sexto teste consiste em abrir 15 diferentes aplicativos, um atrás do outro e medir o tempo que leva para fazer esse percurso. São apps de uso geral, que usaremos daqui por diante em nosso teste.
Desta vez tivemos o Poco X3 levemente melhor, em média levou 51s para abrir todo o circuito, contra 59s do G60. Ponto para o X3.
Placar: Moto G60 5 x 5 Poco X3
Teste 7: Temperatura
O teste sete é para verificar a temperatura dos aparelhos, para isso, usamos o app AnTuTu em teste de estresse, onde coloca todos os componentes do celular para funcionar, o que faz aquecer o produto. Cada teste leva 15 minutos, medimos a temperatura utilizando uma ferramenta de medição infravermelho externa, assim verificando a posição mais quente do produto.
O Poco X3 chegou a bater 40ºC mas na média ficou em 39.6ºC, enquanto o G60 na média atingiu 34.6ºC. Ou seja, no geral, o G60 é menos quente, isso se comprovou também nos testes de jogos dos dois produtos.
Placar: Moto G60 6 x 5 Poco X3
Veredicto: Qual deles é melhor?
Chegamos ao final do teste com o G60 em leve vantagem, por mais que os dois sejam praticamente idênticos nos resultados, o que torna nossa comparação ainda mais difícil de indicar. Lembre-se, os dois produtos vão desempenhar de forma igual. Agora, qual deles seria mais ideal para comprar? Vamos a análise.
Preço
O preço dos dois está muito diferente, principalmente se você for procurar pelo Poco X3, onde vai encontrar ofertas no mercado cinza, produto importado.
Se não tiver problemas com importação, sem dúvidas o Poco X3 é a melhor opção pelo custo benefício. Agora, se você prefere produto nacional, onde tem garantia e oferece todo o suporte da empresa, aí vale a pena comprar o Moto G60, que atualmente está na faixa dos R$ 2300, e o Poco X3 na Xiaomi Brasil está perto dos R$ 3000.
Basicamente é isso, os dois produtos têm o mesmo desempenho, ponto.
Onde comprar o Moto G60?
Onde comprar o Poco X3?
Gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.