Os bandidos sempre encontram novas formas de conseguir tirar proveito da sociedade em geral e desta vez, temos ouvido notícias sobre uma quadrilha que tem roubado celulares de diversas pessoas, não para vendê-los, mas para acessar os aplicativos de contas bancárias e tomar posse de grandes quantidades de dinheiro.
Em meio a este cenário, nesta quinta-feira (17), o Procon-SP notificou as fabricantes Motorola, Samsung e Apple para que as empresas apresentem explicações sobre os seus respectivos sistemas de segurança para desbloqueio dos dispositivos.
Informações solicitadas às fabricantes
Questionadas sobre os seus padrões adotados, as três empresas devem apresentar em detalhes, quais são as soluções da marca em relação à segurança dos smartphones. Dentro deste laudo, devem conter as seguintes informações;
- Sistemas de bloqueio e exclusão de dados de forma remota para usuários que forem vítimas de furto/roubo dos seus aparelhos;
- Período em que os dados da vítima podem ser deletados remotamente e por rastreio, quando necessário;
- Ações tomadas quando violação do acesso e quebra de segurança;
- Custos dos sistemas de segurança nos aparelhos e no respectivo sistema operacional;
- Relatórios técnicos que classifiquem a eficiência dos métodos de segurança adotados, como senhas, códigos, reconhecimento de voz, digital e facial.
Prazo dos laudos das fabricantes
O órgão aguarda o laudo dessas informações até a próxima terça-feira, 22 de junho. Das três empresas, apenas a Samsung confirmou o recebimento desta notificação, e ainda salienta o seu comprometimento com a proteção dos dados pessoais dos consumidores. Segundo a empresa, essa é uma das suas maiores preocupações, e continuamente, tem feito aprimoramento nos seus sistemas e dispositivos de segurança.
O que dizem as fabricantes?
O Oficina da Net entrou em contato com a Samsung que nos informou o seguinte:
"A Samsung informa que recebeu no dia 16 de junho de 2021 a notificação em questão e que responderá ao Procon no prazo adequado. A companhia reforça, ainda, seu comprometimento com a proteção dos dados pessoais dos consumidores e que segue, continuamente, aprimorando suas ferramentas para garantir a segurança de seus usuários cumprindo com as leis brasileiras."
A Motorola respondeu ao Oficina da Net dizendo:
A Motorola informa que recebeu o ofício do Procon na data de ontem, 17, e analisará os questionamentos para retorno no prazo solicitado.
A Apple, bem a Apple nunca retorna nossos emails, chamadas ou qualquer outro meio de comunicação.
Fonte: Procon-SP
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