O market share de celulares no Brasil em julho de 2021 não trouxe muitas novidades. O ranking segue intacto com a Samsung mantendo a liderança absoluta, seguida pela Motorola que também mantém a segunda colocação há alguns anos e sem nenhuma ameaça, mas com destaques para a Apple e Xiaomi que além de disputar no mercado internacional, seguem em um crescimento ascendente em terras tupiniquins.
A LG continua na quinta colocação, mas tem diminuído o seu percentual, mesmo que lentamente. Apesar de ter anunciado o fechamento de sua divisão de celulares em abril deste ano, ainda é possível encontrar alguns smartphones da marca à venda no Brasil, o que tem garantido a participação de 6% atualmente.
Samsung e Motorola são líderes de vendas no Brasil
De abril para cá, a Samsung sofreu três quedas no seu percentual de participação de vendas no mercado brasileiro, mas não há nada com o que se preocupar. As oscilações existem e, em muitos casos, são reflexos do aumento de percentual de outras empresas e não que a empresa tenha vendido menos durante o período em questão.
De qualquer forma, os números apresentam mudanças pouco significativas. Por exemplo, no mês passado, a gigante sul-coreana alcançou o percentual de 44,63%, o que é 0,63% menor que o percentual de abril, quando a empresa chegou a 45,26% - a maior participação da empresa no Brasil durante os últimos seis meses. Agora em julho, a Samsung contabilizou 44,38%, o que ainda é mais que o dobro da segunda colocada, a Motorola.
Falando em Motorola, a empresa chegou ao percentual de 21,79% em julho, o que representa uma ligeira queda de 21,83% conquistados no mês anterior. Assim como no caso da Samsung, a oscilação em sua pontuação tem mais relação com o ganho das outras empresas do que com a perda de força em território nacional.
Apple e Xiaomi seguem em ascensão
Com a Samsung e a Motorola disparadas na frente, a disputa fica mesmo entre o terceiro e quarto lugar do ranking brasileiro. Durante o mês de julho, a Xiaomi conseguiu superar a Apple pela primeira vez no mercado mundial de smartphones, tornando-se a segunda maior fabricante em atividade atualmente. No Brasil, a rivalidade também continua e embora haja uma diferença relativamente grande, a chinesa já tem ameaçado o terceiro lugar ocupado pela gigante de Cupertino.
A Apple, empresa que desde fevereiro deste ano vinha despencando com seus resultados, voltou a crescer, chegando ao percentual de 13,85% - simplesmente o maior número já alcançado pela Apple no Brasil em 2021. A Xiaomi vem logo atrás saltando de 10,19% em junho para 10,23% em julho - também o maior percentual alcançado pela chinesa neste ano.
Market share celulares em julho no Brasil
Atualmente, o ranking das empresas com o maior percentual em vendas de smartphones no Brasil está da seguinte forma:
- Samsung - 44,38%
- Motorola - 21,8%
- Apple - 13,87%
- Xiaomi - 10,22%
- LG - 6%
- ASUS - 1,74%
- Alcatel - 0,11%
- Huawei - 0,3%
Comparação com o mesmo período do ano passado
Ao compararmos com o mesmo período do ano passado, surpreendentemente, as empresas apresentam praticamente os mesmos resultados de agora. Na época, a pandemia estava crescendo no Brasil, impactando diretamente no setor econômico no país. Os destaques ficam para a Xiaomi, que na época defendia o percentual de apenas 7,66%, e a LG, que até então estava firme e forte no mercado de smartphones, mas com o mesmo percentual de 6%.
# | Julho/2020 | % | Julho/2021 | % |
1 | Samsung | 45,02 | Samsung | 44,38 |
2 | Motorola | 22,06 | Motorola | 21,89 |
3 | Apple | 13,83 | Apple | 13,87 |
4 | Xiaomi | 7.66 | Xiaomi | 10,22 |
5 | LG | 6 | LG | 6 |
Histórico de 2021
Fonte: StatCounter
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.