Foi confirmado hoje pelo Google que o aplicativo "Android Auto" será encerrado no Android 12. Com o fechamento do app criado para a utilização enquanto a pessoa dirige, a empresa diz que o modo direção do Google Assistente deverá ser utilizado. Essa funcionalidade pode ser encontrada no Google Maps ou na interface nativa do Android Auto em carros selecionados.
Fim do Android Auto?
A informação de que o Google irá encerrar o Android Auto veio através do site XDA Developers, onde é dito que alguns usuários relataram que estava aparecendo uma mensagem no aplicativo Android Auto dizendo que o serviço "agora está disponível apenas para media centers em carros". Após esse aviso, o celular direcionava o usuário ao modo de direção do Google Assistente.
O site 9to5Google relata também que o aplicativo Android Auto exibe um aviso dizendo que é incompatível com dispositivos Pixel que utilizam o Android 12. O Google, em seu comunicado já fala que:
"Para aqueles que usam a experiência no telefone (aplicativo móvel Android Auto), eles farão a transição para o modo de direção do Google Assistant. A partir do Android 12, o modo de direção do Google Assistant será a experiência de direção móvel integrada. Não temos mais detalhes para compartilhar neste momento."
O que está acontecendo?
O Google planejava disponibilizar um novo modo de direção para o Google Assistente. A novidade foi anunciada em 2019, mas foi adiada e só começou a ser implementada no final de 2020. Por conta disso, o Google precisava de uma medida provisória e assim nasceu o Android Auto for Phone Screens que agora está sendo descontinuado para implementar definitivamente o modo de direção do Google Assistente.