Um dos lançamentos mais esperados para essa parte do ano são os novos Pixel 6 e 6 Pro do Google. Ambos já foram apresentados, confirmados e revelados, mas ainda continuam sofrendo vazamentos antes do anúncio oficial. No fim de setembro, por exemplo, o Google Pixel 6 Pro apareceu no Geekbench detalhando algumas especificações do chip Tensor. Agora, eles passaram por um novo benchmark, e tiveram novas informações que podem ajudar as assistências técnicas, pois vazou um manual de reparo da câmera.
Pixel 6 e 6 Pro passam em novo benchmark
Falando primeiro dos resultados alcançados nos benchmarks, podemos dizer que o Pixel 6 quase conseguiu alcançar o modelo Pro. Ambos são alimentados pelo chip Tensor, novo processador desenvolvido pela própria Google. Além disso, ambos já aparecem na listagem rodando o Android 12, com diferenças apenas na configuração de memória RAM: o Pixel 6 tem 8 GB e o Pixel 6 Pro tem 12 GB.
No primeiro embate, levando em consideração apenas um único núcleo do processador, o Pixel 6 alcançou 1.027 pontos, enquanto o modelo Pro chegou a registrar 1.034. No teste multi-core a versão padrão registrou 2.706, e a variante mais robusta marcou 2.756, revelando assim um verdadeiro equilíbrio.
Detalhes do chip Tensor
Além da listagem com as pontuações dos aparelhos, foi revelado também o layout do chip Tensor, que se resume ao seguinte:
- 2 núcleos de 2,80GHz
- 2 núcleos de 2,25GHz
- 4 núcleos de 1,80GHz
Com essas informações sobre os núcleos e frequência máxima de operação, é interessante mencionar que as pontuações obtidas no benchmark são inferiores a flagships de 2021, como o Galaxy S21 com Snapdragon 888. De toda forma, ele ainda consegue ser melhor que a do Pixel 5, mas é válido ressaltar que a plataforma ainda precisa de certas otimizações.
Manual de reparo das câmeras
Uma das grandes expectativas para o lançamento do Pixel 6 Pro fica por conta das câmeras, já que rumores e vazamentos anteriores falam sobre a melhor câmera do portfólio do Google até os dias atuais. Essa informação é bem condizente com o que o manual de reparo, divulgado pela PhoneArena, revela.
De acordo com o documento, a câmera do Pixel 6 Pro é complexa e pode não ser tão simples de consertar. É provável que ela utilize um sistema de calibração personalizado a fim de garantir maior fidelidade de cores nas imagens. Confira um trecho do manual traduzido de forma direta pelo Oficina da Net:
"Se a câmera ou a placa lógica precisarem ser substituídas, você precisa usar um módulo de câmera "GEO" fornecido aos Provedores de Serviços Autorizados; este módulo é diferente do módulo de câmera de produção que é emparelhado com a placa lógica original.
O módulo "GEO" precisa ser "calibrado" para a placa lógica do dispositivo com software de calibração exclusivo para fornecedores. A partir da redação, 2021-10-10, este software não vazou publicamente e não está claro se os módulos são calibrados pelo fornecedor antes de ser enviado para a assistência ou são calibrados pelos próprios ASPs durante o reparo."
Se essas informações estiverem corretas, o Pixel 6 Pro deve contar com um sistema bem similar do que já acontece com dispositivos da OnePlus, Samsung, Apple e Oppo, que promovem um sistema de calibração nas telas de forma individual. Se isso está certo ou não, precisamos aguardar até a próxima terça-feira, 19 de outubro, quando o Pixel 6 e 6 Pro serão finalmente oficializados.