O OnePlus Nord CE 2 5G foi anunciado oficialmente hoje (17) e traz uma mudança de chipset. O novo modelo intermediário da fabricante chinesa de celulares conta com um processador MediaTek Dimensity 900 ao invés de utilizar um modelo da Qualcomm. Infelizmente a empresa optou por trazer o Android 11 ao invés do Android 12 no telefone, mas, pelo menos, utiliza ainda a OxygenOS ao invés da ColorOS da Oppo.

Segundo o site TheVerge, o chipset Dimensity 900 oferece um bom desempenho, embora tenha apresentado alguns engasgos ao alternar rapidamente entre os aplicativos abertos. Isso talvez poderia ser evitado se a empresa tivesse escolhido um processador da Qualcomm.

OnePlus Nord CE 2. Fonte (Source): TheVerge

Diferenças entre o OnePlus Nord CE 2 e seu antecessor

Há aqui muitas semelhanças entre o novo OnePlus Nord CE ("Core Edition") e o seu antecessor. Começando pelo corpo plástico e a tela, que é de 6,34" AMOLED com taxa de atualização de 90Hz com resolução de 1080 x 2400. O sistema operacional continua sendo o Android 11, mas a versão da OxygenOS é a 11.3 segundo a OnePlus. Felizmente, encontramos preservada a saída para fones de ouvido P2 (3,5mm).

OnePlus Nord CE 2. Fonte (Source): TheVerge

Uma novidade que temos agora no Core Edition 2 é a possibilidade de expansão de memória através de um slot que aceita cartões microSD de até 1TB. Além disso, a memória interna avançou para a tecnologia UFS 2.2 (anteriormente era 2.1), proporcionando uma velocidade de acesso maior.

OnePlus Nord CE 2. Fonte (Source): TheVerge

Aparentemente houve algumas melhorias no sistema de câmeras, mas ainda sim há pontos que continuam ruins. De acordo com o site TheVerge, o desempenho em ambientes com pouca luz continua ruim, assim como na primeira versão do OnePlus Nord CE (confira o nosso review aqui).

OnePlus Nord CE 2. Fonte (Source): TheVerge

O tempo de carregamento diminuiu consideravelmente. Isso foi possível graças à tecnologia de carregamento rápido de 65W contra 30W da primeira versão do CE 2. Agora o celular pode ser carregado até 70% em apenas 15 minutos (antes levava 30min devido ao "fast charging" de 30W do primeiro Nord CE).

Devido ao fato de o CE 2 utilizar um processador da MediaTek ao invés de um da Qualcomm, há a ausência dos populares codecs de áudio Bluetooth aptX. Isso ocorre devido ao fato de que os codecs aptX foram desenvolvidos pela Qualcomm e são exclusivos dos chipsets da empresa.

OnePlus Nord CE 2 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Lançamento e disponibilidade

O OnePlus Nord CE 2 chega por € 349/£300 ou aproximadamente R$ 2050. As vendas iniciarão no dia 10 de março na Europa e no dia 22 de fevereiro na Índia. O celular não será vendido nos EUA segundo o site CNET.

Fonte: TheVerge, CNET.