A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) revelou que nesta semana o prefixo 0303 será utilizado para a identificação de ligações de telemarketing. Em dezembro de 2021, o órgão regulador brasileiro anunciou que iria obrigar os serviços de telemarketing das empresas a utilizar o prefixo 0303, mas ainda não tínhamos uma data exata para que isso ocorresse.

Entretanto, no último sábado (5), a Anatel anunciou que iniciará a padronização dos números utilizados pelo setor de telemarketing previsto no Ato nº 10.413. A partir de hoje, quinta-feira dia 10 de março. Assim, o prefixo 0303 começará a ser usado para a oferta de produtos ou serviços por meio de ligações e mensagens telefônicas.

Veja o tweet oficial da ANATEL que anunciou a novidade:

Quais os benefícios do prefixo 0303 para ligações de telemarketing?

De acordo com a Anatel, com as empresas de telemarketing utilizando o prefixo 0303, você só precisará "olhar no visor do seu aparelho para identificar uma chamada de telemarketing". Ou seja, não haverá mais haver perda de tempo atendendo a uma ligação que não é urgente e prejudicial, dependendo do momento.

Prazo para a adaptação das empresas de telemarketing

A Anatel diz que as operadoras de telefonia que trabalham com marketing terão até o dia 8 de junho de 2022 para passar a utilizar o prefixo 0303. Entretanto, caso você se sinta incomodado, é possível pedir o bloqueio deste tipo de ligação a partir da semana que vem.

Registrar reclamações, como faço?

Você pode abrir reclamação diretamente pelo site da Anatel, através deste link.

O sistema Não Perturbe criado em 2019 teria o papel fundamental dos usuários poderem bloquear as chamadas de telemarketing, porém, mesmo cadastrando lá ainda assim as operadoras continuam às ligações, esse relato pode ser confirmado por qualquer pessoa.

Agora, caso você deseje cadastrar novamente, o site Não Perturbe é esse e você também pode abrir reclamações por lá.

O que achou da medida tomada pela ANATEL? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!