Depois de diversos rumores e vazamentos, a Qualcomm finalmente anunciou a chegada do novo Snapdragon 6 Gen 1, processador feito para atender a demanda da próxima geração de smartphones intermediários do mercado. Além dele, a empresa trouxe também o Snapdragon 4 Gen 1, modelo dedicado para modelos de entrada. Ambos oferecem suporte a conectividade 5G e devem ser estreados até o início do ano que vem.
Snapdragon 6 Gen 1
O Snapdragon 6 Gen 1 é fabricado com a litografia de 4 nm, possui 8 núcleos a 2.2GHz e possui uma CPU 40% mais poderosa e GPU 35% mais eficiente, mas a Qualcomm não revelou a arquitetura e outros detalhes desses componentes do processador. Ele vem equipado com o modem Snapdragon X62 5G de 4ª geração e por isso é compatível com redes 5G e Wi-Fi 6E.
No campo da fotografia, o chipset oferece o ISP Spectra Triple de 12 bits que permite gravar vídeos em HDR em câmeras com até 108 megapixels. Além disso, ele conta também com o Qualcomm IA Engine de 7ª geração que dentre os principais recursos, permite gravar vídeos com o efeito de desfoque em tempo real.
Os primeiros aparelhos com o Snapdragon 6 Gen 1 devem estrear no mercado apenas em 2023, entre os meses de janeiro e março.
Snapdragon 4 Gen 1
Para os aparelhos mais básicos, a Qualcomm anunciou também o Snapdragon 4 Gen 1, processador com tecnologia de 6nm e 8 núcleos de até 2.0GHz. A fabricante também não revelou a arquitetura e a placa gráfica desse modelo, mas afirma que ela é pelo menos 10% mais poderosa do que a GPU Adreno 619 que encontramos no Snapdragon 480.
Embora não tenha sido implementada com todo o seu potencial, a Qualcomm reforça a presença da tecnologia AI Engine, permitindo que aparelhos equipados com o Snapdragon 4 Gen 1 possuam tela Full HD+ com até 120 Hz e câmeras de até 108 megapixels. Seu modem é o Snapdragon X5, o que significa que ele também suporta a conectividade 5G.
Diferente do Snapdragon 6 Gen 1, esse processador deve estrear já neste mês com o lançamento do iQOO Z6 Lite na Índia.