A MediaTek anunciou seu novo processador topo de linha: o Dimensity 9200. Esse modelo traz o que a empresa pode oferecer de melhor para o mercado de smartphones, incluindo um núcleo ARM de alta velocidade, unidade de inteligência artificial aprimorada e até mesmo suporte a tecnologia Ray Tracing para melhorar os gráficos em jogos pesados.

Novidades do Dimensity 9200

Construído no processo de 4 nanômetros de 2ª geração da TSCM, que garante um consumo de energia 25% menor em comparação ao antecessor, o Dimensity 9200 é o primeiro chipset do mundo a integrar um núcleo ARM Cortex-X3 com clock de 3,05 GHz baseado na arquitetura ARMv9. A MediaTek também inseriu três núcleos ARM Cortex-A715 de 2,85 GHz e quatro Cortex-A510 de 1,8 GHz.

O processador também entrega uma GPU ARM Immortalis-G715, que traz suporte a tecnologia Ray Tracing baseada em hardware para melhorar a qualidade dos gráficos em jogos de alta performance. A unidade gráfica ainda oferece um mecanismo de sombreamento de taxa variável (VRS), desempenho de aprendizado de máquina duplo e compressão de taxa fixa ARM (AFRC) para reduzir a largura de banda.

Outra novidade é a presença de uma Unidade de Processamento de IA de sexta geração, que proporciona uma melhoria de 35% em relação ao seu antecessor. O Dimensity 9200 também chega com suporte a 5G (sub-6 Ghz e mmWave), RAM LPDDR5, armazenamento UFS 4.0 e até duas telas com resolução 5K a 60 Hz, Quad HD a 144 Hz e Full HD a 240 Hz.

No quesito fotografia, esse componente entrega o ISP Imagiq 890, compatível com sensores RGBW capazes de registrar imagens em RAW rapidamente, oferecendo 30% mais luz em vídeos e fotos com HDR. O novo chipset da MediaTek também é o primeiro do mundo com suporte ao Wi-Fi 7 para transferências de dados de até 6,5 Gbps.

Disponibilidade

Recursos do Dimensity 9200
Recursos do Dimensity 9200

O Dimensity 9200 estará disponível em alguns smartphones até o final deste ano. A Vivo e a Oppo, por exemplo, já confirmaram que lançarão modelos com esse novo chip.