A linha Galaxy S23 é uma das mais aguardadas pelo público. Os próximos flagships da Samsung já foram alvo de diversos vazamentos, que revelaram as especificações e até mesmo o design escolhido pela empresa. No entanto, muitos fãs da marca ainda têm uma certa dúvida: os modelos serão lançados apenas com chip Snapdragon? Abaixo, vamos te explicar o que sabemos sobre essa questão.
Snapdragon para todos
Ao que tudo indica, o Galaxy S23, S23 Plus e S23 Ultra não terão uma versão com processador Exynos. A mudança de estratégia da Samsung vem sendo compartilhada desde a metade do ano por diversos leakers renomados e sites coreanos, como o Naver, que em junho revelou que essa mesma política de "chip único" deve ser aplicada na linha Galaxy S24.
Segundo informações da imprensa sul-coreana, essa mudança estaria relacionada ao fato da empresa está desenvolvendo um novo processador totalmente personalizado para os smartphones Galaxy, que deve ficar pronto apenas em 2025. Portanto, a linha Galaxy S23 deve chegar ao mercado apenas com chips da Qualcomm, possivelmente uma versão com overclock do Snapdragon 8 Gen 2.
Para dar mais credibilidade ao vazamento, o CEO da gigante dos semicondutores, Cristiano Amon, também mencionou (mesmo que discretamente) a exclusividade dos processadores da Qualcomm. Após a renovação da parceria com a Samsung em julho, o executivo disse: "o que posso falar neste momento é que estávamos em 75% no Galaxy S22 antes do acordo. Você deve estar pensando que seremos muito melhores do que isso no Galaxy S23 e além".
Apesar de tudo apontar para a presença exclusiva dos chips Snapdragon, teremos que aguardar o lançamento da linha Galaxy S23 para confirmarmos (ou não) essas informações. Caso isso aconteça, não será a primeira vez que a Samsung venderá um modelo da linha Galaxy S sem nenhum chip Exynos, já que o Galaxy S5 de 2014 trouxe apenas o Snapdragon 801.
Snapdragon 8 Gen 2
Segundo o leaker Ice Universe, conhecido por vazamentos precisos, a linha Galaxy S23 terá uma "versão exclusiva de alta frequência" do Snapdragon 8 Gen 2. Ao que tudo indica, os modelos da Samsung terão um núcleo principal de 3,36 GHz, superando a velocidade padrão de 3,2 GHz anunciada pela Qualcomm.
Os processadores Snapdragon 8 Gen 2, a segunda geração dos novos socs da Qualcomm, foram projetados para oferecer um desempenho excepcional em tarefas que exigem muito poder de processamento, como jogos, aplicativos de realidade aumentada e edição de vídeo. Eles também possuem recursos avançados de inteligência artificial e conectividade, como suporte para redes 5G e Wi-Fi 6. Em 2023 os smartphones topo de linha de cada marca devem vir equipados com o novo Snapdragon 8 Gen 2.